sábado, 1 de outubro de 2011

o não de mario fernandes!


Quero falar duas ou três coisas sobre futebol e só. Não sei o que é posição de impedimento em jogo de futebol, mas conheço algumas outras coisas desse campo. Sou gremista e nem sei direito porque escolhi esse time pra dizer que sou torcedora. Penso que o futebol-arte do Brasil deixou de ser tal e passou a ser elitizado, excludente e a servir ao capital. Gosto da crítica do Juca Kfouri à grande golesma em que foi transformado o futebol brasileiro e em geral.
Enfim, nem sei porque, mas, apesar de achar ridículo, gosto de futebol! Pronto! Na verdade, na verdade, acho que isso também dá assunto para assuntar com aqueles com quem não temos nenhum ou pouco assunto... também dá retruco, quando os colegas, depois da rodada do brasileirão ou do gauchão ou da copa do brasil (campeonatos feitos sob medida para atender a determinados interesses!), vem com chacota quando nosso time foi mal... ou, também, para zoar quando o time deles vai mal... tudo isso é resquício que carrego, dessa herança maldita da competição! Talvez, seja uma forma de lidar com isso!
Bueno! Digo isso tudo, porque tenho ganas com essa história de que artista (da tv e do cinema, principalmente) e jogador de futebol tenha que ser (todo e qualquer um) moldado exatamente no formato esperado pelo sistema!
Vejamos essa história do Mário Fernandes... quando o guri estava acertando as primeiras chuteiradas nas bolas do grêmio, entrou em crise, pegou o cartãzinho dele, passou no banco, pegou as merrecas que ganhava para ser iniciante, e sumiu! Sim, sumiu!
A coisa deu BO, deu Polícia e mais um monte de coisas... até que entenderam que o guri estava em crise com a coisa toda em que estava metido... acostumado a ir até um determinado ponto, reconheceu que estavam lhe pedindo demais... então, fugiu! Foi, descansou, sofreu ponderações e voltou! É um jogador artista! É um jogador inventor! Lida com a bola e com o jogo, com tranqüilidade! Até que peçam que faça mais do que pode!
No Grêmio, Mario Fernandes se sente à vontade. É versátil no posicionamento em campo, mas já deixou claro onde prefere atuar. Gosta de jogar com alegria e não porque esperam dele isso-ou-aquilo! Joga, simplesmente!
Agora está tendo que passar por essas barbatanas da Seleção Brasileira... Mano Menezes (e os demais “técnicos”), a CBF, a FIFA, o Mundo, os jogadores que não forma chamados, enfim, uma penca de gente e de instituições pensam que Mario Fernandes tenha que, simplesmente, acatar ao chamado “superior” e ir atender aos anseios da camisa canarinho!
Na verdade, na verdade, não sei exatamente o que esteja movendo esse grande-guri a dizer “não! Não quero jogar pela seleção!”... não sei o que o move, mas desconfio!  E o mais engraçado, nisso tudo, é que a gorda mídia dominante (e seus repórteres) nunca se flagra em perguntar ao guri qual seria o desejo dele... isso nem entra em questão... simplesmente parte da prerrogativa de que todo e qualquer cidadão jogador de futebol “sonha” em “defender” a “camisa amarela”... nunca aventa a possibilidade de que o guri, apesar de jogador de futebol, seja guiado por interesses, motivações ou, mesmo temores, subjetivos... e que tem todo o direito do mundo a se fazer guiar por essa perspectiva!
Essa gorda mídia dominante, que vive do sangue dos seus “heróis” fracassados (sim, porque da mesma forma como projeta os heróis que tão bem cumprem o papel de fazer acontecer o que se espera e se idealiza, num breve instante os liquida! É só não atender ao que se espera e verá o que lhe está reservado!), outorga-se o direito de dizer o que o jogador deve desejar, como deve se comportar (antes e depois dos episódios) e, ainda, como deve ser o seu desejo! Para isso, quando o seu fantoche não cumpre o que está previsto, imediatamente surgem as mais estapafúrdias, ridículas e pretensiosas versões para explicar o não cumprimento “das obrigações” ... esquece que o fantoche nem foi consultado para expressar a sua vontade... indigna-se porque o fantoche não quer dar as respostas que se espera... cria-se versões para os acontecimentos (no caso de Mario Fernandes, noticiou-se o fato de que ele teria passado a noite de festa e que perdeu o vôo... e daí? Se passou a noite de festa e se perdeu o voo para ir ao enconto da “seleção”, quem é que tem o direito de dizer que não possa fazer isso?)... consulta-se o oráculo, o pai, a mãe, os amigos, a namorada, o diabo-a-quatro, para se alcançar uma resposta convincente, dentro do que se espera... ou seja, não basta o guri dizer que não foi por questões pessoais (ponto! A vida é dele! Os desejos são dele! O trabalho é dele!)!
No fim, até Mano Menezes achou que poderia dizer que dá próxima vez pensará se convoca ou não convoca o guri! O miserável nem sabe se ainda será o técnico as seleção, na próxima convocação, e se acha nessas poses de dizer isso! Talvez o Mano pudesse ter a humildade de, antes de fazer sua “lista”, ligar pros guris e perguntar qual seja a vontade deles (nem que seja pra ficar no banco de reservas!)!
No mais, gosto muito desse guri, o Mario Fernandes, desde aquela sua fugida... é um dos raros jogadores de futebol que não se assujeita ao que lhes é imposto e se permite expressar aquilo que esteja sentindo!
Que bom que o Mario se sente à vontade no Grêmio e que aí queira jogar... afora isso, é questão dele e ninguém mais pode querer opinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário