sábado, 1 de outubro de 2011

flecheira.libertária.220


dia D
Um garoto de 10 anos, de família  estruturada, frequentador de igreja evangélica, filho de policial, apresentando conduta nada desabonadora, pega a arma do pai e atira, pelas costas, na professora de Português, dentro da sala de aula. Retira-se e senta-se nas escadas do colégio  público de excelente avaliação. Aciona o gatilho na cabeça. Ninguém encontra uma explicação para o fato de um aluno normal, reprisar a tragédia de Realengo-Rio de Janeiro. Sabedores das intimidações e demais agressões de alunos de periferias a professores, os especialistas estupefatos não têm explicações a dar. Fotografia contrastante de nossa época! 
dia seguinte
A mídia relata a estupefação: colegas afirmam que ele anunciara sua intenção no dia anterior; a professora alvejada surpreende-se com o nome de seu algoz; o pai permanece prostrado; alguma propaganda recomendará que a sociedade se desarme... Atordoados os normais não encontram motivos. Onde estará a causa? Esta é a pergunta que pretendem responder, afinal o garoto D não mostrava nada de diferente, ao contrário, mostrava-se normal demais, tão normal que um psiquiatra sugeriu que ele vivia certo transtorno não identificado. Hoje, a suspeição geral não recai somente sobre os pobres, perigosos, anormais vindos de famílias desestruturadas. O alerta que se reproduz é o de que todos, adultos e crianças, estão transtornados e a precaução geral é a de medicalização. Ao provocar o suicídio, D não deixou nada para ser analisado pelos especialistas e o tribunal. Foi apenas mais uma exibição do perdedor radical. O garoto D não teve tempo de brincar com o playstation que desejava adquirir... 
perfumadas 
Sorrisos  a la Gisele, cabelos arrumados, rostos maquiados, roupas diferenciadas, performances, desfiles... tudo isso e mais um pouco dão um colorido especial  às paredes de concreto, sob uma camada fina de tinta lilás, na penitenciária feminina do Butantã, em São Paulo. O concurso Beleza, simpatia e cultura atrás das grades é parte de mais um programa de reintegração social da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). O investimento na auto-estima e na criatividade das detentas e das pessoas “livres” visa acalmar revoltas, satisfazer humanistas de plantão e reafirmar o papel da prisão na sociedade. Inclusão que encobre odores fétidos, vidas esmigalhadas, tornando as prisões cada vez mais aceitas e disseminadas de um e outro lado do muro. Adornam os galhos de cada macaco(a), para que não se movam. Uma detenta declara: “Foi bom enquanto durou. Hoje vou dormir em paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário