terça-feira, 27 de setembro de 2011

VER-SUS Brasil


hoje é um daqueles dias bonitos de primavera, em que, num repente, plantas e flores florescem e se apresentam à vida/em vida/pra vida... gosto de dias assim... gosto da vida que pulsa naquele último raio de sol que brilha na última linha do horóscopo e nos faz crer no oráculo que diz qualquer coisa e nos atravessa! 
bueno! digo isso, pra contextualizar umas coisas que venho pensando... estou alinhavando os panos para o meu projeto de pesquisa para o doutorado e venho dedilhando o assunto na questão da educação permanente em saúde (e, por extensão, nas políticas públicas)... mas reconheço que, olhando a realidade, fica um pouco desanimador!
eis que, já tem um tempão que a paulinha scaim (psicóloga de primeira grandeza e amiga querida que, de canoas, foi pra são leo e, dali, pra bahia) enviou-me um mail-convite para divulgação entre os interessados em participar do projeto de estágios e vivências, do VER-SUS... não lembro se postei aqui no blog, mas tenho certeza de que enviei o mail para uma penca de gente... e depois disso fiquei interessada por essa coisa bonita d'os estudantes estarem mexendo na buchada do SUS e fazendo, assim, pulsar outros afetos na formação dos trabalhadores!
no dia de hoje, em que a primavera me traz seus ramalhetes de raios de sol e de vida, me vem também a gisáh michels chein (acadêmica de enfermagem, da UNICRUZ) e a liamara denise ubessi (agricultora, psicóloga, enfermeira, professora substituta na enfermagem CESNORS/UFSM, Mestranda em Educação nas Ciências), me chamando pra essa animação... prometi um texto decente para os próximos dias, visto que já tenho algumas coisas anotadas sobre o assunto... mas até que a coisa sai, postarei, no correr dos dias, algumas coisas sobre os bons ventos do VER-SUS! então, segue a Apresentação do Caderno do Ministério da Saúde sobre o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS – VER-SUS/Brasil... e depois outras coisas virão!
Apresentação
A atual Política de Educação para o Sistema Único de Saúde – EducarSUS – foi construída a partir da análise cuidadosa e organizada das iniciativas anteriores no campo do desenvolvimento dos profissionais de saúde, das experiências de mudança na graduação, dos estudos a respeito do processo de especialização em serviço, das experiências de educação popular em saúde e da busca e análise de práticas inovadoras de educação na área da saúde. EducarSUS busca articular todos os elementos que são necessários para criar um contexto de formação mais favorável às transformações nas práticas de saúde e de educação, que são complexas e profundas. Várias estratégias vêm sendo criadas a fim de contemplar essa necessidade. Os processos de mudança na graduação estão sendo ampliados. Os estudantes universitários, dentre os diversos atores sociais, têm aprofundado de maneira importante a discussão acerca dos desafios da implementação do SUS em todo o País. Os docentes e os dirigentes universitários estão sendo mobilizados para atividades do processo de mudança.
Uma das estratégias que integram a Política de Educação para o SUS é o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS – VER-SUS/Brasil. O Projeto, construído em parceria entre o Ministério da Saúde e o Movimento Estudantil dessa área, tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a vivência e a experimentação da realidade do SUS.
A meta é contribuir para a formação de profissionais críticos e sensíveis às necessidades da população brasileira e do fortalecimento do SUS. Além disso, com o VER-SUS/Brasil, espera-se a criação de novas relações de compromisso e de cooperação entre estudantes, gestores da saúde, instituições de ensino superior e movimentos sociais, para efetivar a integralidade em saúde e a educação significativa de profissionais. 
Durante o VER-SUS, os protagonistas têm a oportunidade de vivenciar conquistas e desafios inerentes a um sistema amplo e complexo como o SUS. Podem, também, aprofundar a discussão sobre o trabalho em equipe, a gestão, a atenção, a educação e o controle social no Sistema, configurado em distintas formas de operar nas diversas regiões do Brasil. 
Este caderno de textos, cujo material solidariamente foi cedido por autores e editoras, pretende ajudar a VER o SUS. Agrega idéias que contribuem para provocar, sustentar e elucidar reflexões e experiências em um período que compreendemos como intenso e frutífero, por isso mesmo, de produção de vida e de saúde!
Vamos aproveitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário