quinta-feira, 18 de março de 2010

DIVULGAÇÃO: FSEA 2010 - Fórum Social, Econômico e Ambiental - Dias 14 e 15 de maio de 2010 - Panambi - RS - Brasil

Divulgo, a seguir, o FSEA 2010 - Fórum Social, Econômico e Ambiental - Dias 14 e 15 de maio de 2010 - Panambi - RS - Brasil - http://www.fsea.com.br/ e a Declaração da I Reunião da Gaia para América Latina e Caribe, publicada pelo Instituto Pólis e, assim, trazendo aqui, a questão do lixo, que muito me interessa no que se refera à sustentabilidade humana e ambiental.
O Fórum Social, Econômico e Ambiental visa o debate e a intercooperação dos agentes de governo, entidades sociais, ambientalistas, empresários, escolas e a sociedade em geral com o objetivo de criar um documento de sugestões de politicas públicas, com o tema: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL, que será elaborado durante o Fórum nos dia 14 e 15 de maio de 2010 na cidade de Panambi – RS.
O documento de sugestões de políticas públicas com sua devida legitimidade será elaborado com a ampla participação de toda a sociedade e enviado a todas as esferas governamentais do país, imprensa e comunidade em geral para assim gerar ações práticas para a Sustentabilidade Global.
E para isso é de fundamental importância a participação de toda a sociedade através de sugestões nas áreas sociais, econômicas e ambientais para assim atingir a legitimidade proposta, por isso convidamos vossa pessoa a participar.
Todas as sugestões podem ser remetidas para o e-mail: e as mesmas serão encaminhadas para a composição do referido documento.
Assim esperamos a sua contribuição para juntos construirmos um futuro mais justo e solidário para todos, pois o futuro pertence aos nossos filhos, e temos o dever moral de fazer o nosso papel como pais, para termos a certeza de que haverá um amanhã para todos.
Obrigado - Vilmar Cleveston - Coordenador FSEA

12/02/2010 - http://www.polis.org.br/noticias_interna.asp?codigo=951


Cuidar do lixo, cuidar do planeta
A luta por um mundo sem poluição ambiental passa pelo cuidado com os resíduos. Reduzir drasticamente o uso de materiais químicos e tóxicos e reciclar toda a produção são apenas duas das muitas propostas concretas discutidas na primeira reunião da Gaia para a América Latina e Caribe, cuja declaração reproduzimos aqui:
Declaração da I Reunião da Gaia para América Latina e Caribe
Nós, representantes das organizações abaixo assinadas, integrantes da Aliança Global Anti-Incineração / Aliança Global para Alternativas à Incineração (Gaia), após termos encerrado nossa reunião de análise, debate e intercâmbio sobre a crescente problemática do lixo na América Latina e no Caribe, celebrada na cidade de Cuernavaca, Morelos, México, entre 22 e 24 de agosto de 2008, declaramos:
• O lixo é o sintoma de um problema: o sistema de produção e consumo predatório e desenfreado que devasta o meio ambiente e as comunidades pela super exploração dos recursos naturais, pelos processos de produção de poluentes, pelo consumo excessivo e pelas práticas poluentes de manejo e tratamento de resíduos. A outra face desse sistema é a injustiça social, o retrocesso dos direitos adquiridos, a crescente violência e pobreza, e o fomento do individualismo e do desenvolvimento ilimitado e imposto.
• O grave problema da mudança climática está diretamente vinculado ao consumo excessivo e à geração e manejo dos resíduos. Os aterros sanitários são uma fonte importante de emissão de gases de efeito estufa. Preocupa-nos que a captação de gases dos aterros existentes seja utilizada para justificar a instalação de novos mega-aterros como fonte de geração de energia e como solução para o problema dos resíduos.
• A incineração dos resíduos também contribui para o aquecimento global, ao consumir recursos que poderiam ser reciclados, mas, que por serem destruídos, têm que ser substituídos a partir de matéria- prima. A chamada “valorização energética”, ou incineração com “recuperação” de energia constitui, na realidade, um comprovado desperdício de energia, além de uma fonte de emissão de poluentes altamente tóxicos e gases de efeito estufa, assim como os incineradores convencionais.
• A estratégia da indústria do cimento de se apresentar como um sistema de tratamento de resíduos é extremamente alarmante. Cada vez mais esta indústria utiliza resíduos, muitos deles perigosos, como combustível em seus fornos para reduzir custos, sem levar em consideração os efeitos poluentes dessa prática. Isso não apenas perpetua a geração de resíduos, como freia a busca por soluções energéticas. A queima de resíduos em fornos de cimento nada mais é que incineração.
• Estas práticas são possíveis devido à falta de transparência na tomada de decisões da maioria dos governos, à redução da participação cidadã e ao esvaziamento dos processos democráticos. Tudo isso permite que sejam empregadas tecnologias altamente poluentes, que são danosas para a saúde das comunidades e também comprometem a saúde e a qualidade de vida das gerações futuras, já que emitem compostos tóxicos que são transmitidos de uma geração à outra.
• Por outro lado, perpetuam o sistema atual de produção e consumo, e não é possível manter um sistema de crescimento perpétuo em um planeta finito. É imperativo modificar este sistema. Uma das formas de mudança se dá através da aplicação de planos de Lixo Zero: reduzindo o consumo e a geração de resíduos, reutilizando e recuperando os materiais eliminados, apontando para o redesenho ou a interrupção da fabricação de produtos ineficientes, modificando os processos de fabricação através da Produção Limpa, utilizando a matéria orgânica para produzir biogás e incorporando a participação cidadã como um aspeto central. Todas estas ações contribuem para assentar as bases para a construção de um modelo diferente, com justiça social e ambiental, garantindo a soberania dos povos.
Pela vida e pela saúde de nossos povos, pela proteção de nosso planeta: NÃO à incineração! Lixo Zero agora!
Assinam essa declaração: Eco Sitio, Coalición Ciudadana Anti-Incineración – Argentina, BIOS, Gaia – Argentina, CEIISA – Bolivia, ODESC – Brasil, Acción Ecológica – Chile, Acción Ecológica – Ecuador, Acción Ecológica – México, CESTA - El Salvador, Haiti Survie – Haiti, CAATA – México, Equipo Pueblo – México, Fronteras Comunes – México, DAME – México, CESUES – México, APETAC – México, Greenpeace – México, Sistema de Agua Potable de Tecámac – México, Frente Mexicano Pro Derechos Humano – México, Acción Ponceña Comunitaria por un Ambiente Sano – Puerto Rico, Misión Industrial – Puerto Rico, Instituto POLIS – Brasil, Consultoría Técnica Comunitaria – México, CASIFOP – México, representantes de Atotonilco de Tula – México.

Um comentário:

  1. Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
    -Soryafforb

    ResponderExcluir