quinta-feira, 11 de março de 2010

DIVULGAÇÃO: Pré-congresso Regional de Psicologia - Cruz Alta - 18 de março

Atenção colegas psicólogos da Região do Alto Jacuí!
Acontece, de 03 a 06 de Junho de 2010, em Brasília, o Congresso Nacional de Psicologia e para isso, estão acontecendo duas etapas prepatórias que culminarão com a realização do Congresso, sendo o propósito do temário e da realização do Congresso, o que reproduzo aqui, antes apresentando a divulgação do Pré-congresso Regional de Psicologia:
O CRPRS informa a realização do Pré-congresso da Região do Alto Jacuí.








CRPRS Informa Quarta-feira, 11 de março de 2010.
Atenção psicólogos e estudantes da região Alto Jacuí!
Pré-Congresso da Psicologia em Cruz Alta em 18 de março
O evento é preparatório para o Congresso Regional da Psicologia (COREP). Nele serão discutidos o tema e os eixos do VII Congresso Nacional da Psicologia (CNP). O objetivo é formular e apreciar teses, para posterior encaminhamento, e eleger delegados para o COREP.
A região Alto Jacuí abrange as cidades de Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Não-Me-Toque, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tapera.
Quando: 18/03/2010, das 17h às 21h30
Onde: Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta - Av. Venâncio Aires, 1611 - Cruz Alta/RS
Entrada franca
Contamos com vocês!
Para saber mais sobre as etapas do VII CNP - Congresso Nacional da Psicologia, acesse os endereços: http://cnp.pol.org.br/
http://www.crprs.org.br/
http://blog.crprs.org.br/
"CNP aposta na democracia para construir linhas de ação da profissão"
“Este é o momento em que a categoria pode e deve participar e trazer suas ideias para que a próxima gestão tenha em mãos os desejos, os anseios e propostas dos psicólogos brasileiros para a profissão no Brasil”, afirma o presidente do CFP, Humberto Verona, ao falar sobre a importância da participação dos psicólogos em todo o processo de realização do VII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos.
É nesse espaço que a categoria, por meio de representantes eleitos nos congressos regionais, discute democraticamente as diretrizes da política nacional a ser implementada pelos Conselhos de Psicologia.
Os Congressos Nacionais da Psicologia são a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. São, por isso, atividades políticas da maior relevância para a profissão no Brasil. Os CNPs não são, portanto, eventos acadêmico-científicos.
Com o tema Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão, o VII CNP pretende construir um programa que possa identificar a participação da Psicologia na promoção de direitos, ampliando a possibilidade de construir respostas efetivas às necessidades sociais, sob a ótica da inclusão social.
A etapa nacional do Congresso será realizada em Brasília, de 3 a 6 de junho de 2010, mas a construção do CNP já começou, com os eventos preparatórios, e continua com os pré-congressos e congressos regionais, nos quais a participação de todos os campos e segmentos da Psicologia é essencial para garantir a produção de um conjunto de teses qualificadas e representativas do pensamento contemporâneo da Psicologia, além de eleger os delegados que irão aos congressos regionais (Coreps) e ao CNP.
ENTENDA AS ETAPAS DO CNP
A primeira etapa do CNP é formada pelos eventos preparatórios: são realizados em diversos municípios. Eles têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de teses. Há ampla participação da categoria, o que fortalece o caráter democrático da diversidade de contribuições na construção do projeto da profissão.
Pré-congressos: são instâncias que elaboram e aprovam as teses do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nesta instância são eleitos os delegados para o Congresso Regional;
Congresso Regional (Corep): composto por delegados eleitos nos pré-congressos. É realizado em cada Conselho Regional. Nos Coreps, são apreciadas as teses aprovadas nos pré-congressos de todo o país, e eleitos os delegados que irão ao Congresso Nacional;
Nas etapas preliminares são construídas as teses a ser debatidas no CNP. Por isso a importância de os psicólogos conhecerem as programações em seus Regionais e participarem dos eventos, o que é condição para ser eleito delegado.
Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam cerca de 230 os delegados nacionais, eleitos nos Coreps".

Nenhum comentário:

Postar um comentário