segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Boletins de Ocorrências (que Ocorrem)


A vida de escrevinhador não é fácil! Mas é uma vida gostosa! Tão gostosa quanto a vida de conversador... lembro do compadre Mário, sentado em seu banco de três pernas, dizendo-me: “fia, a vida é coisa pra se conversá, porque o resto os verme come” (para quem não sabe: o compadre Mário é o preto velho que ajudou a desenhar minha formação humana e subjetiva, em minha infância e adolescência).
Bueno! Digo isso, porque andei por alguns dias arretirada cá dessas searas, ocupada com as coisas do mundo... no retorno, minha caixa de correio eletrônico estava uivando com tanta perguntação sobre o fato d’eu não estar dizendo uma palavra sobre os eventos relacionados à uma determinada gestora municipal de uma das políticas públicas setoriais de nossa comunidade!
Deixei estar, pois retornei no domingo (próximo da meia noite) e a semana que se seguiu, não deu folga, então, simplesmente não restou tempo físico para tanto furdunço! E ainda não havia restado tempo para a manifestação, mesmo que breve!
Penso que esteja muito claro para a comunidade e para o Governo Municipal o que se passa na situação relacionada à referida gestora.
Isso tudo é muito complicado, porque acaba que as pessoas que colocam o assunto na pauta de todos os dias, são praticamente criminalizadas por o terem feito... raramente as pessoas que cometem os delitos são criminalizadas, mas sim aqueles que lhes apontam o dedo.
Vi, aqui no blog, alguns comentários bastante contundentes sobre o assunto, depois de uma vereadora e da mídia de nossa comunidade terem dado publicidade à questão das denúncias que teriam sido feitas contra a referida gestora e sobre a sua atuação junto à secretaria municipal. E nem quero entrar na seara da discussão sobre a pertinência ou não das ditas denúncias, visto que não as conheço formalmente (apesar de eu ter sido apontada, também, como autora ou co-autora das ditas denúncias anônimas, digo publicamente que gostaria de ter sido a autora, mas não o fui e se o fosse, isso não teria sido feito anonimamente e sim, estampado aqui no blog... digo isso, mas não desrespeito a pessoa ou as pessoas que tiveram que fazer a denúncia anonimamente, visto que sabemos exatamente quem é que acaba sendo criminalizado depois das denúncias, ou seja, não é o denunciado e sim o denunciante!).
Na verdade acho lastimável que tudo isso esteja acontecendo! Se fosse comigo eu já teria pedindo licença e me exonerado, ao contrário de estar amealhando apoio de trabalhadores CC’s, de usuários dos serviços ofertados pelas políticas públicas... acho que para um Prefeito deva ser muito vergonhoso ter que abrir um processo de sindicância para esclarecer atos praticados por alguém que teria que apresentar lisura, seriedade e confiança.
Acho muito complicado quando vejo um ato público e um abaixo-assinado em defesa de uma gestora denunciada por inúmeras situações muito estranhas e principalmente por estar usando e abusando da prática de assédio moral, da calúnia e da difamação dos trabalhadores públicos que atuam na secretaria conduzida por ela.
Acho muito complicado quando vejo vereadores – que deveriam estar fiscalizando a atuação da gestora – fazendo a defesa exacerbada da mesma.
Acho muito aviltante para uma comunidade e para os trabalhadores públicos, quando uma gestora se põe a remover os trabalhadores de forma irresponsável, perseguidora, retaliadora e autoritária, fazendo ameaças, massacrando e pisoteando.
Acho algo muito extraviado quando trabalhadores públicos saem a público fazer a defesa de alguém que trucida e liquida com a própria política setorial em esses mesmos trabalhadores atuam... não entendo como é que alguns assistentes sociais perdem a noção de suas funções e de seu papel para a promoção da liberdade, da autonomia e do protagonismo dos usuários e dos próprios trabalhadores, e se põem a conclamas usuários e colegas para fazerem a defesa do algoz que lhes come os calcanhares!
Penso, assim como muitas outras pessoas pensam o mesmo, que seja muito vergonhoso para um Governo ter que bancar em seus “quadros de confiança” alguém que põe o Governo, a comunidade e os trabalhadores públicos na condição de meros capachos de seus caprichos e devaneios por poder.
Acredito que não se trata meramente da saída do Governo, de uma gestora que está agindo de forma irresponsável, mas principalmente de começar a reparar os estragos conduzidos por ela e que não param de acontecer e aumentar.
Olho para o exemplo de gestão da Presidente Dilma, que não espera muitas novidades para por a correr os Ministros que pisam na bola e fico aqui pensando o que ainda deva acontecer para que essa gestora seja convidada a desocupar o espaço que está implodindo... fico sem entender qual seja o trabalho esperado pelo Governo, quando os trabalhadores estão tendo que registrar Boletim de Ocorrência, quase que diariamente, na Delegacia de Polícia, para poderem vir a se defender formalmente da Gestão que os trucida.
Enfim, em função do pouco tempo, estou sendo breve e está escrita a linha esperada e solicitada!

8 comentários:

  1. Diello, já valeu pelas breves linhas. A gente que trabalha com a tal gestora, tá numa situação nunca vista antes na prefeitura e os usuários tão servindo de marionete.

    ResponderExcluir
  2. Estamos a espera de um milagre, e o pior é que não acredito em milagres, mas é muito triste ver que a realidade é essa, os apontamentos sempre são para o denunciantes, já passamos por isso em outrora, quando faziamos o nosso trabalho e vc Diello foi violada tentando proteger a infância e a adolescencia de Cruz Alta.
    O fato é que em outrora não fizemos boletim de ocorrência mas agora não da pra deixar passar, estamos sendo desqualificados profissionalmente a todo o momento, fomos chamados de tecnicos desiquilibrados, tudo aquilo que semeamos é afirmado que não presta, e ainda temos que ouvir a fala pastoril de que "colhemos o que semeamos", depois é só mandar passar uma régua como diz a dita gestora porque eu acredito em Deus e blablablabla.
    Gente! "Fé de mais não cheira bem" ESSE É UM DITADO ANTIGO e eu aprendi que é real observando as coisas da vida!
    Continuamos trabalhando desenvolvendo nossas atribuições com a esperança que alguém possa nos ouvir!!!

    ResponderExcluir
  3. mas esqueci de expressar aqui que também não sei que denuncias são, sei que essa caiu sobre nós, sei o que dizem, mas quem as fez, fez em momento que nós seriamos os mais visíveis a serem apontados como suspeitos, eu quero expressar aqui que sou muito curiosa e faladeira, deve ser por isso que não me convidaram a elaborar os tão falados relatórios, porque certamente falaria: há eu fiz esse a fulana fez aquele!!!
    Tudo bem a gente não tem a postura de esconder a cara!!!
    Mas quem fez podia me mandar uma cópia anonima, sei lá pro meu e-mail só pra matar a minha curiosidade e dependendo de como foi elaborado eu até penso!!!!
    hahahaahhahahahahh
    E como penso tem gente que me para e sem rodeios diz sabe aquele relatório que tu fez.
    Eu fico assustada porque realmente eu não sei o que tem lá, o que eu sei todos sabem são falas de quem leu ou de quem diz que fulano leu, ai eu morro de inveja de quem teve esse privilégio por isso suplico, não imploro me manda uma cópia que "eu quero lerrrrrrrrr"

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, mas que "meleca" esta essa situação, até parece aquela história de Don Pedro I.Há história que não está nos livros, rsrsr, pois se estivesse, com certeza viveriamos numa outra pespectiva, mas isso é conversa para outro dia. Pois bem, a história de Don Pedro I é à seguinte, ele era um idiota burguês, brincado de "reizinho", e é claro "sugando nossas requizas", com a desculpa de pagar suas dívidas com a França... papo furado!!. Bom, talvez Don Pedro tenha sido na história pública um dos primeiros sujeitos a trapacear com À coisa pública. Em vista que já passou muito tempo de lá para cá, e ainda continuamos a presenciar sujeitos "secularistas", que se movimentam da mesma maneira, não é á toa que os "CCs" de Don Pedro tiveram que criar essa historinha mítica do "fico", rsrsrs, é o tipo de coisa que não podemos mais engolir, é como acreditar em papai noel. Nossa!, será que ainda teremos que velar sujeitos tão vaidosos como estes....
    Pois é, vivemos num momento que vou definir como "distopia", ou seja, é tão "apocalíptica" a situação que não vemos o "DEVIR GESTORA", por isso hoje lanço uma ideia, vamos lutar por um DEVIR GESTORA!, quem sabe assim, algo se transforma, pois me atrai pensar na utopia, de um dia, vocês colegas da secretária da assistência social, tenham uma gestora MARAVILHOSA COMO O NOSSA AMADA! ESTELA, dá até medo em pensar que a Estela saia da nossa secretaria e entre uma tranqueira como à da assistência social.

    ResponderExcluir
  5. petista desiludido...pois é maria luiza, achei que você tinha sido "encarcerada" porque procurei " desesperadamente" tuas crônicas...ufa!, você está livre. Muita "sujeira esta passando por baixo da ponte e cheira muito mal"...também gostaria de ler o relatório apócrifo enviado a sua excelencia, que fica em berço esplendido esperando as coisas "esfriarem"...pois é companheiro vilson e "dignissimos companheiros" vereadores da base, não perceberam que estão colocando todo um projeto no lixo por causa de uma "gestora inapta"...começamos a pensar até onde nossos lideres estão "coniventes" com as perseguições de funcionários concursados, probos, e que creram num projeto de mudanças em que os trabalhadores seriam valorizados e dariam mais de si pela população que os elegeu, mas são impedidos de fazer seu trabalho. "calados, pisoteados, ultrajados,difamados", Esta "Gestora" já está com tempo de validade vencido...não perceberam ainda? maria luiza.."help" não nos abandone!

    ResponderExcluir
  6. ....é pessoal, acompanho esse martirio de vcs e acredito muito que os profissionais que estão nessa luta, vão longe, pela formação e qualificação que tem, bem como pela coragem de ir contra um sistema autoritário, mascarado por discursos de igualdade...é uma vergonha um gestor ocupar de cargo publico para se promover, ser presidente de mil coisas e nao dar conta de sua própria secretaria!!!
    E o prefeito???esta a par disso?? socorrrrooooo...e ela não exonera porque??? aaaaaaaa o amor proprio nao permite!!!!!

    ResponderExcluir
  7. "Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa".(Michel Foucault)
    Me parece justo utilizar esta ideia de Foucault para dar sustentação ao nosso trabalho.
    Nós trabalhadores do proletariado, agentes do serviço público, mediadores do coletivo, servidores da ponta de fronte, elo de ligação entre as políticas públicas e o povo.
    Dar-se-á necessário fazermos a defesa do que é público, principalmente no que tange o sujeito, o trabalhador, não podemos mais aceitar tais afirmações de poder, a ideologia do “xiitismo”, voou com o “homem que virou cinza”.

    ResponderExcluir
  8. Ola pessoal, tenho acompanhado pelo blog da Diello os problemas que vcs vem enfrentando com a tal gestora. Quero dizer que não importa quem denunciou e como o fez, o importante é que foi feito e que por causa deste gesto e de outros,que sabemos quem os fez, ela esta caindo, certo! É preciso coragem para ir contra esse sistema autoritario e repressor. Parabens aos anonimos e a cvs por terem essa coragem!

    ResponderExcluir