sábado, 18 de setembro de 2010

Vindo do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana

Venho, como muitas pessoas do Brasil todo, do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, que aconteceu de 13 a 16 de setembro de 2010 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Voltei, no correr da noite, a passos lentos, desses quatro dias de muitas falas, problematizações, discussões e reorganização dos pensamentos, ou reafirmação, em muitos momentos.
Reconheço que, em alguns momentos, tive um prazer detidamente pessoal em estar lá, por vários aspectos... um deles se refere ao fato de que, tendo sido uma apaixonada leitora de Foucault, ao desenvolver o trabalho de pesquisa para a elaboração de minha Dissertação de Mestrado em Filosofia, tive que me levar a um reencontro com o autor e colocar-lhe sob o foco da racionalidade inventiva, sendo que para isso foi muito importante a leitura de alguns pesquisadores de seu pensamento e de sua obra.
Frédéric Gros foi o mais importante deles, por duas de suas telas das quais me utilizei: o texto Situação do Curso - que é um adendo feito pelo organizador da edição dos cursos de Foucault no Collège de France, para contextualizar o Curso e dar um contorno à sua publicação -, do Curso A Hermenêutica do Sujeito; assim como, do livro também organizado por ele, abordando a questão da parrhesia, ou da coragem da verdade (tema dos últimos cursos de Foucault). E ele esteve no Simpósio falando sobre Foucault e o Direito dos Governados.
Francisco Ortega foi outro que me alumiou os caminhos de minha empreitada, com o seu Amizade e Estética da Existência em Foucault, e que no Simpósio falou sobre A Biopolítica e a Normalização dos Sujeitos, distendendo diante de nossos olhos, as teias que o mesmo tece nos teares de sua prática de pesquisa e de atuação profissional.
Ainda falo do Alfredo Veiga-Neto, que logo reencontrarei em outras searas, e que falou sobre O Biopoder e Dispositivos de Normalização. Com a leitura de Veiga-Neto, pude me desapaixonar me apaixonando novamente por Foucault... e não se trata de vulgar passionalidade, mas de reconhecimento do lugar de um pensamento na forma de ver e entender o mundo!
E houve a presença de tantos outros que nos foram muito importantes nesses quatro dias de trabalhos, sendo que falarei dos mesmos aos poucos.
Não posso deixar de falar da generosidade da UNISINOS em organizar tal evento e publicizar de forma imediata o material produzido para o mesmo!
A seguir, postarei os caminhos virtuais do Blog do Instituto Humanitas Unisinos: http://unisinos.br/blog/ihu/
Da Revista On-Line do IHU, cujo número mais recente é dedicado ao Simpósio: http://unisinos.br/blog/ihu/category/revista-ihu-on-line/
Da publicação dos textos do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, entre aqui: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_publicacoes&Itemid=20&task=categorias&id=15, e Faça download dos textos (arquivo .zip).

Nenhum comentário:

Postar um comentário