sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bretes e Tapumes

Hoje, recém saída de uma fita que vi no cinema - que esgotou-me até as tripas -, deparei-me com a reunião d'"As Palavras de Saramago", juntadas por Fernando Gómez Aguilera. Eu, por minha vez, também juntei as palavras já juntadas e saí trocando passos com os possíves que vivi durante o dia. Com isso, lembrei dos lugares possíveis, das pessoas possíveis, dos dias possíveis, dos sonhos possíveis que vivíamos - as gentes desta terra - há alguns ano. Tentei fazer um balanço favorável, mas isso ruiu quando me veio a lembrança de um cenário que assisti ser montado hoje pela manhã, para o anúncio dos possíveis para os dias vindouros.
O que antes se fazia em carros de som, hoje é em um suntuoso palco. O que antes se fazia em qualquer espaço em que fosse viável juntar gente, hoje se faz em locais estratégicamente escolhidos. O que antes se fazia com escassos microfones e megafones, hoje se faz com caríssimos equipamentos e tecnologias de comunicação. Mas isso é o de menos, pois penso que devemos usufruir dos benefícios desses recursos... o que não consegui engolir, foram os tapumes e os bretes... tapumes e bretes que resgatam as velhas práticas divisoras... são eles que delimitam materialmente, a separação dos possíveis de hoje... fica muito claro quem pode ficar dentro e quem deve ficar fora de suas linhas... bastou-me ver o cenário para decidir que não queria ver o restante da atuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário