segunda-feira, 14 de novembro de 2011

hecceidade - deleuze


“(...) Um corpo não se define pela forma que o determina, nem como uma substância ou sujeito determinados, nem pelos órgãos que possui ou pelas funções que exerce. No plano de consistência, um corpo se define somente por uma longitude e uma latitude: isto é, pelo conjunto dos elementos materiais que lhe pertencem sob tais relações de movimento e de repouso, de velocidade e de lentidão (longitude); pelo conjunto dos afectos intensivos de que ele é capaz sob tal poder ou grau de potência (latitude). Somente afectos e movimentos locais, velocidades diferenciais...”  “(...) Há um modo de individuação muito diferente daquele de uma pessoa, um sujeito, uma coisa ou uma substância. Nós lhe reservamos o nome de hecceidade. Uma estação, um inverno, um verão, uma hora, uma data têm uma individualidade perfeita, à qual não falta nada, embora ela não se confunda com a individualidade de uma coisa ou de um sujeito. São hecceidades, no sentido de que tudo aí é relação de movimento  de repouso entre moléculas ou partículas, poder de afetar e de ser afetado (...)”. DELEUZE, G. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4, São Paulo: 34, 1997, p. 47. 

2 comentários:

  1. petista desiludido! boa tarde maria, estas viajando?...mas a cidade esta em polvorosa...será que a "toda poderosa" cai ou não cai...é uma peça importante no tabuleiro político...não apenas um "peão" ou "peã" como ela faz com os colegas...daqui pra lá e de lá prá cá...más uma "rainha"...mesmo que de "nárdia" ehehehehe..e agora josé (vilson)...

    ResponderExcluir
  2. Bem que o Governo do município tem uns argumentos que convencem. O final da nota oficial é bem verdade quando diz "A forma generalizada com que a vereadora Sônia de Bortoli divulgou os fatos,
    colocando sob suspeita todas as mulheres secretárias, é leviana e
    irresponsável, pois tenta transformar os integrantes da Administração
    Municipal em corruptos, sem possibilitar a apuração real dos fatos e o
    exercício do direito de defesa. A Administração Municipal, diferente disso,
    sempre respeitou adversários políticos e espera o mesmo. No entanto, com a
    proximidade do pleito de 2012, com certeza surgirão outras denúncias
    semelhantes, como a ação da vereadora na tribuna, carregada de interesses
    eleitoreiros, sem qualquer preocupação em preservar a imagem e a dignidade
    das pessoas"
    Mas acho que esqueceram de dizer que as outras quatro secretárias mulheres que estão na administração, não são da mesma estirpe dessa velhaca corrupta de quem todo mundo vem falando.
    Esqueceram também que não é só essa denúncia que foi feita e o que é mais grave e assustador é que o assédio moral com que essa usurpadora da coisa pública trata os servidores públicos, esteja público demais. Há como dizer que o assédio moral que ela pratica seja infundado? Há como dizer que seja lisa uma pessoa que viaja pra um evento e receba diária de tres lugar diferente? Fico por aqui, porque acho uma coisa é a administração e outra coisa seja essa calhorda que acha que tudo isso seja bobagem. Será que ela acha que uma cidade inteira seja idiota pra não saber quem é ela?
    Talvez não há provas, mas sem dúvida há fatos.
    C.M.D.

    ResponderExcluir