quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

divulgação: Atenção à Saúde da Gestante em APS

Estou postando a Apresentação do Guia do GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO/ GERÊNCIA DE SAÚDE COMUNITÁRIA, oraganizado por: Maria Lucia Medeiros Lenz e Rui Flores/ Porto Alegre - RS, sobre a Atenção à Saúde da Gestante em APS; segue, também, o caminho virtual para acessar o material na íntegra: http://www2.ghc.com.br/GepNet/publicacoes/atencaosaudedagestante.pdf
Apresentação
O período de gestação e parto envolve grandes mudanças e requer uma adaptação à chegada do novo membro de uma família, constituindo-se, assim, em momento de maior vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, propício para o desenvolvimento de ações preventivas e de promoção à saúde a serem realizadas por profissionais de serviços de Atenção Primária à Saúde (APS).
Ao atualizarmos as rotinas de Atenção à Saúde da Gestante no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC) partimos de versões anteriores1; da nossa prática em APS; dos depoimentos das mães, gestantes e familiares; das melhores evidências científicas e da colaboração de colegas do GHC e de outros serviços. Em todo o processo de elaboração, procuramos integrar os diferentes olhares das diversas categorias profissionais, objetivando o estímulo para a adoção de uma abordagem integral e qualificada para as gestantes e suas famílias.
Procuramos manter os enfoques descritos nas versões anteriores, que se complementam no sentido de reduzir morbimortalidade materna e infantil e promover melhor qualidade de vida das gestantes de nossas áreas de atuação. No entanto, a intenção atual é propiciar um maior envolvimento e participação das famílias através da escuta das suas histórias e suas impressões sobre as diferentes ações preconizadas.
Buscamos bases científicas que justificam nossas ações, sejam de educação em saúde, rastreamento, diagnóstico, condutas terapêuticas e encaminhamentos. Procuramos seguir e adaptar às nossas práticas as recomendações de serviços e instituições de referência em APS, tais como: Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Centro Latinoamericano de Perinatologia (CLAP) e National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE).
Um pré-natal qualificado exige a participação e o comprometimento de uma equipe de APS integrada internamente e com os serviços que prestam cuidados na atenção secundária e terciária.
Neste sentido, buscamos definir com clareza as diferentes formas de acesso aos nossos serviços de referência no GHC.
Esperamos, enfim, que o conjunto de recomendações aqui descritas possa servir como mais um  subsídio às equipes na tomada de decisões para o adequado cuidado com a saúde de nossas gestantes.
Maria Lucia Medeiros Lenz
1 Versão 1 (2001) Autores: Maria Lucia Lenz, Idiana Luvison, Maria Amália Vidal, Margarita Diercks, Daniela Montano Wilhelms, Carmem Fernandes e Grupo de Auxiliares Administrativos.
Versão 2 (2006). Autores: Maria Lucia Lenz, Mário Tavares, Carmen Fernandes, Idiana Luvison, Renata Peckelman e Margarita Diercks.
Versão 3 (2008) Autores: Maria Lucia Lenz, André Klafke de Lima, Renata Pekelman e Lena Azeredo de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário