sábado, 1 de maio de 2010

Velhas crônicas

ALGUMA COISAS SOBRE O TRABALHO*
Confesso, sem constrangimentos, que prefiro o ócio, o ócio da boa leitura e das noites de sangrentas escritas; o ócio das madrugadas de poéticas escrivinhações; o ócio da boa conversa; o ócio da criação; o ócio das noites de inverno passadas em frente às labaredas, dedilhando ponteio de prosa em versos sem rima transpassados pelos segredos do fogo/ da chama/ da brasa/ da fumaça/ das bruxarias incandescentes, dos descaminhos trilhados por humanos mortais.
Li praticamente nada daquele italiano (Domenico Masi) que saiu pelo mundo falando de suas teorizações sobre o ócio, porque tenho medo de me tornar sua adepta ferrenha e nunca mais conseguir pensar outras coisas que não sejam sobre o ócio e as possibilidades do ócio.
Confesso que trabalho todo o tempo que posso, salvo os descansos necessários, porque tenho medo de me entregar ao ócio das coisas que gosto e nunca mais conseguir voltar ao trabalho das coisas que gosto e das coisas que não gosto.
Trabalho desde tenra idade, mas –e talvez também por isso- não sou feita desse talhe que atribui ao trabalho a condição de dignidade humana.
Veio-se o 1ª de Maio, quando comemoramos o Dia do Trabalho, e junto vem muito mais a pensar e questionar do que a comemorar; junto vem o desemprego crescente; as modificações nas condições e relações de trabalho decorrentes dos descaminhos traçados pelo capitalismo; a exclusão social, a violência, a falta de comida, a falta de moradia, a falta de dignidade e de cidadania; e o aumento da concentração de capital nas mãos de poucos.
Não bastam as garantias legais que já existem, pois a grande maioria dos trabalhadores depende exclusivamente da remuneração que recebe, e diga-se, de passagem, do miserável remuneração que recebe, portanto, mais do que isso, é necessário desenvolvimento social e condições para as pessoas poderem, muito mais do que trabalhar, viver!
É interessante, da perspectiva teórica, observarmos o que é a vida de um trabalhador assalariado que tem que fazer o milagre de sobreviver um mês inteiro com o troco contado, enquanto os grandes ou pequenos acumuladores de capital têm sua principal preocupação situada na forma como poderão ganhar mais, e a lógica de quem acumula capital circula pela via de garantir a estrutura social, econômica e política para atender exclusivamente às suas necessidades, ou seja, não interessa-lhes muito, ou nenhum pouco, a situação social e econômica em que vive a maior parte da população.
A disseminação de valores e concepções instauradas com o processo de globalização econômica e cultural fez, por bem ou por mal, com que alguns conceitos viessem a se tornar circulantes ... circulantes e, veja-se bem, adotados como referência para a economia e para o povo, o que faz com que aconteça a apropriação de modelos construídos em outras situações e lugares, adequando-os à realidade que vivemos – no país/ nas empresas/ no trabalho - sobre a qual, no cotidiano de nossa atuação, muitas vezes não construímos conhecimento.
Isso tudo nos faz pensar nos modelos que copiamos para “melhor atender nosso cliente”, para “melhor administrar nosso negócio”, para melhor vender um peixe que não fomos nós que pescamos!
Isso tudo não é estranho quando ainda se cultua o lucro máximo, o negociante e o comerciante, onde ainda tudo vale o dinheiro que se ganha e o povo, as pessoas, as gentes valem somente o dinheiro que têm para tornar o seu tempo mais rico, onde a maioria daqueles que são ditos empresários não empreende, mas “toca seu negócio à frente” e conta e desconta um capital que não serve para produzir inclusão social.
Além disso, muito pouco se olha para a saúde mental do trabalhador, até porque a lógica capitalista é opressora e precisa, pois é prece de sua cartilha o culto à burocracia e ao deus-chefe autoritário e soberano de seu humor oscilante e dominante sobre o humor de qualquer outro ser humano... e agora está sendo substituída pela máscara da competitividade, do trabalho em equipe, do líder, da qualificação e da era do conhecimento... e pensemos isto partindo das considerações da filósofa Hannah Arendt, sobre o que escreve Jurandir Freire Costa, “Tomando as análises arendtianas do totalitarismo como paradigma de estudo das burocracias; procurei, somente, realçar os traços comuns a todas elas, que são: a anulação do indivíduo; a obediência cega a regulamentos que fazem as vezes da lei, e, por fim, a construção de um mundo social fantasmagórico, regido por ‘forças’ ou ‘ordens’ que emanam de Ninguém, porque são tidas como oriundas da Tradição, da História, da Raça, do Costume, do Estado, ou simplesmente da versão abastardada do destino, que é o ‘não tem jeito’, ‘sempre foi assim e assim continuará sendo’ “.
Por que máscara? Porque quando é necessário produzir o máximo ao menor custo possível, para que se possa vender o máximo ao menor –sic!- custo possível, alguém tem que pagar o preço, então se dá ao operário a ilusão de que o mesmo seja sujeito de sua própria ação e ele dará tudo de si para atingir as metas e objetivos que lhe são colocados como desafio... porque isso é no mínimo mascaramento de toda uma transformação que não aconteceu, e na parte que aconteceu foi parcial.
E, para concluir, falemos da passagem do tempo do fazer, do apertador de parafusos, do burocrata, para o tempo do pensar, do ter que conhecer, do ter que construir conhecimento... quando mal sabemos o que seja conhecimento e, muito menos, construí-lo... como se esse processo partisse do objeto e não do sujeito que o constrói!
E é diante estas e outras questões que o trabalhador sofre... sofre porque tem sua subjetividade aniquilada... como escreve René Kaës “Esse sofrimento, fundado no desenvolvimento incontrolado da angústia, é patológico: nas instituições, como em toda parte, ele paralisa e deteriora inicialmente o espaço psíquico interno, próprio ao sujeito singular, e os espaços comuns e compartilhados dos sujeitos associados nas diferentes configurações do vínculo... nós sofremos pelo fato institucional em si mesmo, inevitavelmente: devido a contratos, pactos, comunidade e acordos inconscientes ou não, que nos unem reciprocamente numa relação assimétrica, desigual, na qual a violência necessariamente é exercida, na qual se experimenta necessariamente a distância entre a exigência e os benefícios esperados. Sofremos com o excesso da instituição, sofremos também com sua falha, com o seu fracasso para garantir os termos dos contratos e dos pactos, para tornar possível a realização da tarefa primária que motiva o lugar dos sujeitos no seu seio”.
Já temos a garantia na Constituição Brasileira, assim como na Declaração Universal dos Direitos do Homem que diz, com muita propriedade e poesia, que "todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. Todo homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses. Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas. Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis", mas isso não basta, e também não basta o Estado se tornar um provedor assistencialista ali onde as políticas de inclusão social e de garantias da cidadania estão falhas.
Há muito tempo as pessoas trabalhavam quase todo o tempo do dia e da noite. As legislações foram aos poucos garantindo a redução da jornada de trabalho e hoje essa é uma discussão que está sendo retomada e redimensionada, pois não se trata só de garantir o trabalho, mas principalmente que se possa garantir a vida e a sustentabilidade humana, não para melhor servir ao capital, mas para melhor viver!
* Este é um escrito revisado, publicado, em tempos idos no Jornal Estilo - Cruz Alta/RS. Já avancei em muitas das questões aí formuladas, mas achei interessante retomá-lo para sobrepor ao sombreado dos tempos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário