quinta-feira, 6 de maio de 2010

Congressos de Psicologia

Estivemos reunidos, num número de mais de cem Delegados, no Congresso Regional de Psicologia que aconteceu em Porto Alegre/RS, nos dias 30.04 e 01.05.2010, quando discutimos e votamos o conjunto de Teses apresentadas nos pré-congressos realizados no Brasil todo, assim como, escolhemos os Delegados que representarão o Estado do RS no Congresso Nacional, em Brasília/DF, nos dias 03 a 06. 06.2010.
As Teses a serem novamente discutidas e votadas em Brasília, deverão definir políticas nacionais a serem implementadas e / ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia, na gestão 2010 - 2013., tendo sido construídas contemplando o seguinte tema, dividido em três eixos:
“TEMA: Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão
EIXO 1: APERFEIÇOAMENTO DEMOCRÁTICO DO SISTEMA CONSELHOS
Farão parte deste eixo as teses que se referem a propostas de organização de formas democráticas de estrutura e funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia. Ele dá sequência a uma série de investimentos que o coletivo de psicólogos faz, há quase duas décadas, sobre o funcionamento do Sistema Conselhos. O desafio de pensar a profissão não pode ser atribuído como uma tarefa de poucos, mas deve ser sempre realizado a partir da consulta e da participação dos psicólogos.
EIXO 2: CONSTRUÇÃO DE REFERÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Este eixo foi idealizado para contribuir na continuidade da construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional nas diferentes áreas, inquietações recorrentes em uma categoria que deve contribuir cada vez mais para diminuir as desigualdades sociais. Princípios éticos norteadores e qualificação técnica são características de um projeto para a profissão que se consolida dia a dia e se fortalece nos espaços de debates, dentre os quais se destaca o CNP.
EIXO 3: DIÁLOGO COM A SOCIEDADE E COM O ESTADO
Este eixo tem por objetivo melhor delinear e refletir sobre as relações da Psicologia com a Sociedade e com o Estado, nas perspectivas da promoção e inserção da Psicologia nas Políticas Públicas e em outros espaços, da aproximação com Movimentos Sociais comprometidos com avanços e da efetivação da promoção de direitos. A dimensão proposta por esse eixo deve levar em consideração a necessidade de projeto coletivo para a profissão, que articule diversos protagonistas no fortalecimento da democracia”. Veja mais em: http://cnp.pol.org.br/
Cabe ressaltar que a participação dos profissionais da Psicologia e a discussão desse temário não ficará situado apenas nas atividades pontuais que justificam a realização de todo esse processo, mas pavimentará os caminhos de nossa profissão nos próximos anos.
Veja o vídeo de mobilização:
">

Nenhum comentário:

Postar um comentário