sábado, 20 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO: Nu-Sol - Núcleo de Sociabilidade Libertária

Veja, a seguir, algumas coisas sobre o Nu-Sol - Núcleo de Sociabilidade Libertária. Para ver mais, busque em: http://www.nu-sol.org/
O Nu-Sol é uma associação de pesquisadores libertários voltados para problematizar relações de poder e inventar liberdades. Procuramos por meio de pesquisas, cursos regulares e abertos ao público, como os cursos livres, e experimentações com linguagens levar a debates com a universidade e o público os resultados de nossas pesquisas e incômodos à flor da pele.
Ao lançarmos mão da análise a partir da genealogia do poder nos preparamos para atuar no interior das batalhas entre as forças sociais que buscam dar formas às experimentações de liberdades. Distanciamo-nos dos refúgios seguros trazidos pelas teorias, do conformismo embalado pelas dogmáticas, dos zeladores das responsabilidades procedimentais e das confortáveis retóricas que alimentam os defensores das vítimas.
As pesquisas e atitudes do Nu-Sol apartam-se de condutas solenes, da superioridade da Idéia, da consciência superior e da intransigência da funcionalidade institucional, para se situar nas lutas por liberdade diante dos efeitos das mais diversas maneiras de governar e dos aprisionamentos sob a vontade do soberano, das normalizações disciplinares e dos governos desdobrados nas sociedades de controle.
Trabalhamos no interior dos insuportáveis momentos em que se justificam castigos, prevenções, vigilâncias, medos, ameaças, violências em nome de algo superior, físico ou metafísico, da autoridade hierárquica e de sua permanência como governo da Luzes e da democracia. Problematizamos os efeitos do Iluminismo em utopias democrático-capitalista, socialista autoritária ou libertária, em fascismo, em anarquismo.
Lidamos com nossas inquietações de vida indo habitar outros espaços, dentro e fora da universidade, transformando a aula convencional em inesperada aula-teatro, ladeando livros com vídeos, pesquisas científicas com literaturas e artes plásticas, a história no corpo com as surpresas advindas do mundo da inteligência artificial e demasiada humana. O Nu-Sol não busca fundir, articular ou propiciar relações entre ciência e arte, e admira os que sabem fazê-lo. Interessa-se pelas manifestações ético-estéticas da existência libertária diante dos governos de saber e de verdades.
Evitamos, mas não desconhecemos e tampouco subestimamos, os embates entre teóricos, suas disputas por hegemonia de saber e suas conseqüentes ocupações nas organizações científicas e de financiamentos, exercitando pluralismos institucionais.
Não tememos transitar pelas bordas das fronteiras e depois delas. Apreciamos as imensas extensões que se avistam e que podemos pisar adiante, porque nos fixamos fora de nós e na órbita das fomes, livres das utopias e fazendo da pesquisa e das atitudes do Nu-Sol uma heterotopia libertária.
Fonte: Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol - em: http://www.nu-sol.org/nu-sol/nu-sol.php?tipo=2
Contatos em nu-sol@nu-sol.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário