sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO: Cuidados e segurança

Há uma semana ouvia Thiago Rodrigues e Guilherme Correa falando sobre a questão das Drogas, Educação e Política, e Thiago, que estuda sobre o narcotráfico e seus desdobramentos políticos, sociais e humanos, trazia muitos elementos importantes para pensarmos o assunto. No desdobramento dos dias, vemos o cenário carioca também se desdobrar!
Hoje, em meio ao verde da tarde leituras e escritas, recebo um email dum ex-colega do curso de mestrado, que traz o seguinte dito: "Quem tem que perdoar ou não os traficantes do Alemão é Deus; a turma do Bope tem apenas que antecipar o encontro deles", de Rodrigo Constantino.
Estupefata por ver que tanto estudo pode levar uma pessoa a pensar essas coisas, fui novamente dar uma olhada num texto de grande valia para o momento.
Aí vai:Cuidados e segurança

No Brasil, certos candidatos às eleições de 2010 lançam mão da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) como “sinônimo de ação que pode dar certo”.
Na América do Norte e na Europa fortalecem-se, desde 2008, as “Unidades Territoriais de Bairro (UTB)”, atualmente denominadas “Brigadas Especializadas de Terreno (BET)”, adaptações francesas da community policing, executadas em Chicago e Londres.
Autoridades governamentais, à direita e à esquerda, proclamam: “queremos uma sociedade respeitosa e não uma sociedade rígida, violenta, brutal e egoísta”!
Reconhecem que o cidadão deixa de ser uma ficção, quando o sujeito de direito caminha para se tornar o “indivíduo portador de direitos de uma igualdade formal, rumo à igualdade real”, ou seja, quando se dispõe a cuidar de si e dos outros.
Este cidadão “evoluiu” no interior das lutas de minorias, e reinscreveu o universal na pluralidade e na multiplicidade das demandas identitárias, relacionadas umas às outras. Ele reconhece suas vulnerabilidades específicas e a interdependência das necessidades.
A expansão do pluralismo político em cada indivíduo ampliou o leque de escolhas racionais em variadas organizações da sociedade civil, para além das arregimentações partidárias.
É uma realidade neoliberal em função da cooperação e do bem comum, não apenas como sistema de governo de Estado e dos indivíduos. Todos devem cuidar de si e dos demais, porque todos dependem de algo, e para obtê-lo, de modo seguro, devem pautar suas condutas por meio da tolerância e da confiança de uns nos outros pela difusão da transparência.
A educação de cada um como capital humano, apesar da crise que eclodiu no sistema financeiro em 2008, não teve sua racionalidade abalada.
Os chamados países emergentes, como o Brasil, almejam despontar como potências do século XXI. Orientam-se com base na política participativa, na economia sustentável com responsabilidade sócio-ambiental, na variedade de direitos e em segurança modulada por cada cidadão e pelas tecnologias de informação e comunicação.
A expansão do pluralismo político propiciou o pluralismo policial, projetando o sujeito cosmopolita real.
Em poucas palavras: o súdito passou a ser cidadão e este a sujeito portador de direitos; em suma, permanece amando a sua condição e aspirando a uma “evolução” dentro da ordem.
Ele, ou ela, não se rebela contra a sujeição e amplia suas condutas como assujeitado, um amante das melhorias, na sua condição inquestionável de vida. Sobrevive como força reativa, exercitando a apatia ativa e conformando-se como um policial de si e dos outros.
É um zelador, ou melhor, um gestor que aspira conjugar o empreendedorismo de si com o empreendedorismo social, almejando a felicidade.
Chama-se isso de política de pacificação ou polícia da paz!
A UPP funciona como uma modulação da prática ditatorial contra a subversão em nome da profilaxia do meio ambiente.
A UPP incide sobre territórios devastados pela empresa-tráfico que acossa e encarcera a população local ao seu regime de governo.
A UPP combate seu inimigo preferencial e produz, por meio de uma intervenção violenta, o assombro na população acossada.
Esta responde, surpreendentemente, de maneira favorável à ação repressiva como população libertada e disponível à revitalização cuidadosa do seu território.
Agora, uma criança pode ir a uma padaria sem se assustar mais com o policial, e descrer da proteção efêmera proporcionada pelas organizações do tráfico ou das milícias.
Em pouco tempo e de maneira gradual, uma prática de governo ditatorial realiza-se como um programa democrático.
Possibilita a cooperação como restauração do amor à comunidade, fortalece a ação das ONGs, favorece o investimento de empresas e bancos, e reafirma a crença na segurança por meio da polícia do Estado, que permanecerá no local integrada à comunidade emancipada à condição de polícia de si
Quando o sujeito portador de direitos se sentir fortalecido em sua família, apto ao trabalho regulamentado, dependente e solidário aos cuidados, mais uma vez, os lucros econômicos, políticos e policiais serão maiores.
A polícia repressiva transforma-se em fomentadora da polícia comunitária composta pela totalidade dos cidadãos e dos futuros cidadãos.
É essa prática totalitária pelo seu avesso que faz da UPP, não uma metáfora, e sim o programa mais efetivo e eficiente de segurança na atualidade.
A UPP habita desde os territórios devastados até o discurso político partidário, redesenhando as práticas punitivas, a moral do castigo e a sociabilidade autoritária.
Para viver é preciso aderir ao não pode! Eis o cuidado.
Atenção: há outro perigo na esquina; querem nos fazer crer que o manto do cuidado nos protege do potencial perigo que está em cada um de nós.
Nessa sociedade, para haver segurança, todos devem ser monitorados.
Somos todos virtuais terroristas!
Isto não é só neoliberalismo, é a maneira pela qual somos educados para nos governar e governar os outros.
Configura-se uma nova subjetividade do capital humano em que cada um deve se sentir seguro de si, por depender do outro!
Porque as pessoas não cuidam de si para serem livres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário