quinta-feira, 8 de julho de 2010

DIVULGAÇÃO: Congressos

CONGRESSO INTERNACIONAL “SOLIDÃO NOS LIMIARES DA PESSOA E DA SOLIDARIEDADE: ENTRE OS LAÇOS E AS FRACTURAS SOCIAIS”
III CONGRESSO DA SOFELP – SOCIEDADE DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ª circular - Informação Geral
Nos dias 18, 19 e 20 de Maio de 2011 terão lugar em simultâneo o Congresso Internacional “Solidão nos limiares da pessoa e da solidariedade: entre os laços e as fracturas sociais” e o III Congresso da SOFELP – Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa com a colaboração da SOFPHIED – Société Francophone de Philosophie de l’Éducation.
Este evento é uma iniciativa conjunta do Gabinete de Filosofia da Educação / Instituto de Filosofia da Universidade do Porto / R. G. Filosofia da Educação no Espaço de Língua Portuguesa, do ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo / área do Serviço Social e da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa, em parceria com a SOFPHIED.
Espera-se com este encontro uma partilha interdisciplinar de conhecimentos e reflexões a partir de problemáticas incontornáveis da sociedade contemporânea como o são a solidão e a solidariedade nas suas conexões complexas com os projectos educativos e de intervenção social. Para além de conferências e mesas-redondas conduzidas por especialistas nestes domínios, haverá espaços para a apresentação de comunicações de acordo com as temáticas abaixo discriminadas.
Com esta primeira circular pretende-se anunciar a realização do Congresso e sensibilizar para a participação no mesmo investigadores, professores, outros profissionais, estudantes assim como, em geral, todas as pessoas implicadas nos domínios da educação e do trabalho social, com vista a uma participação nesta iniciativa.
· Temática: As sociedades contemporâneas estão marcadas por mutações de profundo significado que nos obrigam a questionar conceitos e concepções de vida. Fenómeno de grande relevância é o da transformação aguda e acelerada das relações sociais e pessoais. Relações marcadas nomeadamente pela convergência de antigos e novos laços sociais que, na sua dinâmica, se desenvolvem muitas vezes numa relação crítica com a emergência de fracturas sociais. Entre os primeiros e as segundas emerge a figura tão presente quanto indecisa da solidão, a qual, na diversidade das suas vivências e das suas conceptualizações, interroga, por sua vez, os estereótipos tradicionais da solidariedade pessoal, comunitária e societal.
Se vivemos ainda no rescaldo das opções de Thomas Hobbes sobre o estatuto do Estado, de Rousseau sobre o contrato social e de Locke sobre a propriedade, vivemos também com certeza depois deles, e, sobretudo, com outras representações sobre a coesão social e o papel do indivíduo.
Tão consumada quanto ameaçada a ideologia do progresso e, com ela, a soberania orgulhosa do sujeito humanista, importa agora debruçarmo-nos, com urgência, sobre os limites, os limiares, a vulnerabilidade e a fragilidade de um ser humano a quem se colocam os desafios do niilismo e do relativismo perante a angustiante e incontornável necessidade de esperança. Questões antropológicas, problemas para as ciências humanas, desafios para a educação, interpelações às políticas sociais e educativas, problemáticas para os olhares da filosofia…
· Secções
I. Solidão sofrida e solidão escolhida: angústia, esperança e projectos de vida;
II. As idades, os percursos de vida e a solidão;
III. Solidão e solidariedade nas sociedades rurais e urbanas: continuidades e rupturas;
IV. Solidão e solidariedade na perspectiva do futuro: liberdades e ética ambiental;
V. Ciberespaço e globalização: Velhas e novas solidões, velhas e novas solidariedades?;
VI. A solidão e a solidariedade como tópicos dos projectos educativos e de intervenção social: abordagens empíricas e epistemológicas;
VII. A solidão e a solidariedade perante os desafios da inclusão e da exclusão: os limiares da vulnerabilidade;
VIII. Solidão, depressão e melancolia: conexões e distinções;
IX. A «natureza»: lugar de solidão ou desafio às solidariedades humanas?
X. Entre os laços e as fracturas sociais: o estatuto e a reemergência da pessoa.
· Secretariado Executivo: Maria Helena Magalhães – gfe-cpw@letras.up.pt; Bárbara Neiva Santos – css@iscet.pt
· Comissão Organizadora: Adalberto Dias de Carvalho/ Ângela Maria Leite/ Maria João Couto/ Nuno Fadigas/ Paulo Gaspar
· Comissão Científica (provisória): Adalberto Dias de Carvalho/ Alain Vergnioux/ Alberto Filipe Araújo/ Angel Gonzalez Fernandes/ Ângela Maria Leite/ Anne-Marie Drouin-Hans/ Antônio Severino/ Brazão Mazula/ Carlos Sacadura/ Cleide Almeida/ Divino J. da Silva/ Elena Theodoropoulou/ Fernando Tavares/ François Gillet/ Isabel Baptista/ Jean Houssaye/ Joaquim Escola/ José Machado Pais/ Laura Santos/ Luís Sebastião/ Manuel Ferreira Patrício/ Marcos Lorieri/ Maria da Conceição Azevedo/ Maria João Couto/ Michel Fabre/ Michel Soëtard/ Paula Cristina Pereira/ Pedro Pagni/ Rodrigo Gelamo/ Silvio Gallo/ Terezinha Azeredo Rios/ Walter Omar Khoan
Nota: Informação sobre a apresentação de comunicações será em breve disponibilizada.

Um comentário:

  1. hein, dica de gente metida:
    a cor da letra e o tamanho estão complicando a leitura... quem sabe troca o verde ou aumenta a fonte

    pense sempre no seu leitor!
    i.

    ResponderExcluir