sábado, 17 de julho de 2010

Da Luta Antimanicomial

Estou postando um relato da colega Ivarlete Guimarães de França, Psicóloga Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do RS. Vejamos:
"Olá Povo! Encaminho o relato da Audiência Pública que ocorreu na Comissão de Saúde e Meio Ambiente!
A Audiência Pública parecia ter sido promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para para tratar das "más condições de trabalho" e da falta de assistência médica e do Plano de Carreira dos Servidores do Hospital Psiquiátrico São Pedro, conforme solicitação da AFUSP - Associação dos Funcionários do São Pedro, entretanto, a mesma serviu de estratégia para que setores conservadores do hospital viessem defender suas posições raivosas contrárias à Reforma Psiquiátrica.
Estratégicamente organizados, representates dos mais diversos campos da psiquiatria gaúcha e gestores do hospital teceram elogios, ressaltando as condições de excelência com as quais se encontra o manicômio, contradizendo, inclusive a posição da AFUSP e dos trabalhadores que que falaram na Mesa de Abertura.
Estes psiquiátras criaram um cenário hilário, alegando que a Audiência Pública foi realizada para fragilizar a instituição para depois pedir o fechamento do HPSP. A confusão formada, propositadamente, favoreceu os Gestores Estadual e Municipal presentes (Arita eo Casartelli) que deixaram sem resposta as reivindicações dos trabalhadores, pois os discursos dos psiquiatras (Busnello, Coronel, Gustavo, Bruno do SIMERS, etc.) e outros setores se reduziram a palavra de ordem: "não deixem o hospital morrer, salvem o HPSP" parecia aquelas frases escritas nos muros de Porto Alegre: "Elvis não morreu, Elis vive, etc".
Na qualidade de Conselheira do CESRS, manifestei que o Conselho defendia condições dignas de trabalho para todos os cuidadores do SUS e apontei para os avanços da Reforma Psiquiátrica, onde foram implantados 132 CAPS no estado e abertos 875 Leitos Psiquiátricos em Hospitais Gerais, 600 Leitos Clínicos para atender usuários de álcool e outras drogas, mas que ainda restavam 810 leitos em hospitais psiquiátricos que deveriam ser substituídos com a ampliação da Rede". Ressaltei que a III Conferência Estadual de Saúde Mental intersetorial RS, ocorrida em maio deste ano, contou com mais de dez mil participantes de diversos municípios, onde a sociedade gaúcha referendou a Reforma Psiquiátrica como sendo uma importante política pública de estado, devendo ser colocada em prática pelo poder público, cujas propostas formuladas foram aprovadas também na IV Conferência Nacional em Brasília.
Os trabalhadores denunciaram as más condições para o atendimento dos pacientes, alegando que o hospital está infestado de ratos e outros parasitas. Depois de ouvir as queixas dos trabalhadores referí que se hovesse mais investimento dos Gestores na rede de serviços substituvos chegaria o dia em que trabalhadores e usuários não precisariam mais conviver confinados nestas institições totais dividindo espaço com os insetos.
As propostas dos psiquiátras, foram de que HPSP deverá se transformar em um complexo de ecxelência em Ensino e Pesquisa, que deverá ser criada uma Fundação de Neurociência, um Instituto de Psiquiatría, se transformando na maior Referência para Formação em Saúde Mental no Brasil. Pena não haver nenhuma universidade presente para apresentar um outro contraponto para o deputado, Gilmar Sossela, Presidente da Comissão, que pareceu bastante seduzido com a proposta dos psiquiátras!
Na fala da Secrtária de Saúde Arita Berggmann ficou claro que a intenção de seu Governo é revitalizar o hospital e que para isso, serão investidos no HPSP, R$ 1,5 milhões que já foram licitados. Depois desta colocação da Secretária eu questionei sobre por onde passou essa discussão que definiu estes investimentos no HPSP, visto que a alegação do gestor no CES tem sido a de que faltam recursos para investir nos CAPS e nos demais dispositivos da rede.
No final da Audiência, ao ser citada várias vezes, pedi novamente a palavra e chamei atenção do Deputado Gimar Sossela, para a mudança do foco da Pauta da Audiência e ressaltei que da próxima vez em que a Reforma Psiquiátrica fosse ser debatida e avaliada, deveria ocorrer de forma ampliada, com o conjunto da sociedade e não apenas entre os Servidores do HPSP.
A situação foi tão surreal que o Paulo Michelo foi apontado pelo SIMERS como sendo Presidente do Fórum Social Mundial e que ele era contra os psiquiatras, coisa que o Paulo respondeu a altura, dizendo fazer parte de um colegiado do FGSM e que seu Movimento era antimanicomial e não antipsiquiatria!
Ao terminar a Audiência, usando um tom irônico, o Sr. Busnello se dirigiu para me dizer no "pé" do ouvido que eu não ficasse desapontada mas que ele teria que me informar que o Michel Foucault era homossexual, eu respondi que eu não me sentia desapontada uma vez que eu nunca me interessei pela sexualidade dele, mas alertei ao Sr. Busnello que seria importante ele procurar descubrir quais fantasias motivavam seu interesse pela opção sexual do Michel Foucault. A coisa descambou para este nível!!
As quatro pessoas que fizeram o contraponto em favor da RP foram: Ivarlete, Paulo Michelom, Sandra Leon e Silvia Giugliane, eramos, nós, contra todos! Sentimos muita falta da presença do conjunto da nossa militância gaúcha! Sabemos que o momento é difícil para todos, mas não podemos nos ausentar destes espaços de enfrentamento, neste momento, esta nunca foi a característica dos lutadores sociais do nosso estado! A bém da verdade, a RP está constantemente sendo ameaçada e a qualquer momento poderemos ter surprezas pela frente, com o recrudecer da Era dos hospícios novamente! Ficamos sabendo que além dos investimentos que serão feitos no São Pedro, foram aberto mais 30 leitos no H. Espírita que estão sendo gerenciados pelo Mãe de Deus.
Att. Ivarlete Guimarães de França - Conselheira - CESRS - Fone 51 84328067- 51 98088582"

Nenhum comentário:

Postar um comentário