quinta-feira, 1 de julho de 2010

DIVULGAÇÃO: Jornada dos 20 anos do Curso de Psicologia - UNIJUÍ

Dia desses, sofri um imenso e bobo susto. Recebi um email de divulgação enviado pelo Luciano Metztorf, que é o Secretário Executivo do Departamento de Filosofia e Psicologia - Campus Ijuí, da UNIJUI, convidando para a Jornada de comemoração dos 20 anos do Curso de Psicologia da UNIJUI.
O susto se deu porque fiz a Graduação em Psicologia, na UNIJUÍ, tendo entrado na primeira turma e, com esse convite, percebi que vinte anos se passaram!
Reconheço que apesar de muitos tropeços e dificuldades, estou muito contente com o que produzi no decorrer desse tempo, assim como, com o percurso-devir que se anuncia para o pra frente.
Demorei quase sete anos para concluir o curso. Segui a trilha dedilhada por Deleuze e Guattari, apesar de ter tomado, por algum tempo, outros caminhos teóricos, mas me demorei por mais tempo do que o formal, por desencontros existenciais e por essa trilha que, como diz François Ewald: "Você quer fazer psicologia? Deleuze e Guattari dizem: aprenda história, percorra as grandes formações da história universal - "selvagens, bárbaros, civilizados" -, espolie a biblioteca do arqueólogo, do etnólogo, do economista, empanturre-se de literatura e de arte, estão aí as disciplinas que relatam, no seu conjunto e na diversidade, as produções de desejo". Escrafunchar a biblioteca da universidade, foi uma das tarefas mais gostosas do tempo demorado em que por lá andei. Boa parte de minha formação teórica vem desse rico tempo de estudos, pesquisas e convivências na UNIJUÍ.
Relembro uma certa acusação de ortodoxia psicanalítica que pesava sobre a proposta do curso, na época, e gosto de dizer que isso foi fundamental para a boa formação que tivemos e para podermos, também, ter tranquilidade para buscar, escolher e construir outros referenciais!
Talvez não possa estar lá para essa comemoração, mas grafo o momento bonito dessa história que todos nós fizemos!
Informações completas e inscrições pelo site www.unijui.edu.br/dfp - Fone: (55) 3332-0427 - 9165-1655

Nenhum comentário:

Postar um comentário