sábado, 13 de agosto de 2011

''O veneno está sobre a mesa''

O Brasil é, desde 2008, o país que mais consome agrotóxicos no planeta. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco ambiental. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, que consomem os produtos agrícolas com agrótóxicos. Só quem lucra com isso são as transnacionais fabricantes do veneno.
Para ajudar a combater essa realidade e a conscientizar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, no último dia 25 de julho, foi lançado no Rio de Janeiro o documentário O Veneno está na Mesa, de Silvio Tendler. Em cerca de 60 minutos, o filme mostra como o país facilita o consumo dos agrotóxicos e como movimentos sociais e setores do próprio governo como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) têm tentado, de formas distintas, alertar sobre o problema.
O vídeo, agora, se encontra disponível na internet, na íntegra (veja abaixo). Com entrevistas de trabalhadores rurais, pesquisadores da área da saúde e diversos dados e informações inéditas, o documentário denuncia casos de contaminação pelo uso de agrotóxicos, inclusive com a morte de um trabalhador, e mostra como é possível estabelecer outro modelo de produção sem o uso de venenos, baseado na agroecologia.
Como as cópias não serão vendidas, o próprio diretor autoriza as pessoas a reproduzirem o documentário para que o sinal de alerta chegue a todos os cantos do país.
Em recente entrevista, Tendler afirmou que, com seu documentário, espera encontrar o "entusiasmo da juventude, da militância". "Na verdade, esse é um filme que de uma outra forma eficaz combate a pirataria, porque na verdade as cópias serão dadas e não vendidas, então, ninguém vai comprar. O filme segue com o selo 'copie e distribua', e eu espero que essa forma de a gente trabalhar funcione".
O filme, afirmou, "vai circular, as pessoas vão assistir e vão criar um movimento de consciência de que realmente o agrotóxico é uma coisa muito ruim para todo mundo. A mensagem é que nós podemos construir uma agricultura sem agrotóxicos. Que, a partir do momento em que a sociedade se organiza e se mobiliza, nós podemos começar a pensar na vida sem agrotóxico, pensar num outro projeto de vida que a gente quer fazer. E essa mudança em relação aos agrotóxicos pode funcionar daqui para frente em relação a tudo o que queremos da vida", concluiu Tendler.
veja o documentário AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário