segunda-feira, 4 de abril de 2011

divulgação: nota de repúdio CRP 07

01/04/2011 - Direitos Humanos
Nota de Repúdio
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, por meio da sua Assembleia Plenária, vem a público manifestar repúdio às manifestações de cunho racista e homofóbico emitidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) nesta semana.
O CRPRS considera inaceitável a atitude discriminatória e preconceituosa de uma pessoa eleita para representar a população. O combate à homofobia é um dos compromissos da Psicologia junto à sociedade e discorda da relação entre homossexualidade e doença feita pelo parlamentar.
O CRPRS lembra que a Resolução nº 1/1999, do Conselho Federal de Psicologia, estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. A resolução prevê que a atuação profissional não deve abordar a homossexualidade como patologia ou executar “terapias de reversão”, mas sim considerá-la como uma das sexualidades possíveis.
Repudiamos ainda as manifestações de apologia ao golpe civil-militar, ocorrido no dia 1º. de abril de 1964, feitas pelo deputado. Consideramos que esta é uma data importante para lembrarmos que o governo democraticamente eleito de João Goulart foi derrubado por um golpe de Estado. Os 21 anos de ditadura que se seguiram foram caracterizados pelo aniquilamento daqueles que lutavam por um Brasil mais justo. Com a participação de civis e militares crimes como tortura, seqüestros e assassinatos tornaram-se prática oficial do Estado. Passados 47 anos, a sociedade ainda reivindica o direito à memória e à verdade. Diferentemente do que ocorre em toda América Latina, aqui o governo brasileiro se recusa a cumprir a legislação vigente que garante ao povo o direito a conhecer sua própria história.
Como prevê o Código de Ética Profissional, o trabalho do psicólogo tem como princípio fundamental o respeito e a promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano. Deste modo reiteramos o compromisso da categoria com práticas que contribuam para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul
capturado em: http://www.crprs.org.br/noticias_internas.php?idNoticia=1191

Nenhum comentário:

Postar um comentário