sexta-feira, 8 de julho de 2011

flcheira libertária.211

protestos.com
Há uma crescente empolgação com os protestos articulados pelas redes sociais digitais e microblogs em diversas cidades do país. Declaram-se apartidários e “espontâneos”. Em suas manifestações dizem prescindir de partidos, sindicatos e as organizações políticas tradicionais. Comemoram a atuação da chamada sociedade civil em variados temas. Será esta a configuração de uma ciberdemocracia como queriam, já nos anos 1990, certos filósofos das novas tecnologias? Será esse o novo software de uma democracia que já diz ter seu hardware?
rumo ao estado
Da Espanha ao Brasil, os protestos e mobilizações, articulados via internet e celulares, possuem características, motes e composições plurais; reúnem na maioria jovens e se espalham tão rápido quanto são compostos e se desfazem. As demandas são muitos parecidas. Elas giram em torno de queixas sobre corrupção e/ou criação de leis regulatórias. Na cidade de Natal, as suspeitas de corrupção que recaíram sobre a prefeita levaram a uma mobilização pelo Twitter e Facebook, que se declarou vitoriosa quando foi instaurada a partir de petição apresentada pelos seus advogados. Em suma, todos convergem para o Estado.
não vai abrir?
No mês de junho foi repatriado o arquivo do acervo Brasil: Nunca Mais, composto de fotocópia de processos na Justiça Militar levados a cabo durante a Ditadura Civil Militar no Brasil. As cópias destes processos foram enviadas para o exterior por advogados, com ajuda de religiosos. Em 1988, constatou-se que alguns processos arquivados na UNICAMP haviam sumido. Eram as páginas que continham os nomes dos torturadores. Largamente noticiada pela imprensa e comemorada por autoridades, a volta de tal arquivo recoloca a pergunta que não deixa ser esquecida: quando os processos e documentos originais sigilosamente guardados serão democraticamente abertos ao público?
ambiente de paz e uma nova polícia
A prefeitura de São Paulo anuncia a criação de uma nova polícia para “mediar conflitos” em “ocorrências de perturbação de sossego como brigas de vizinho e queixas de barulho”. Os mediadores serão formados pela Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz), ligada à Secretaria Municipal do  Meio Ambiente. Eles são recrutados entre policiais da Guarda Civil Metropolitana, voluntários de associações de bairro, líderes comunitários e integrantes de ONGs. Expandem-se a polícia e a conduta policial em nome da ordem e da urbanidade emudecida. O primeiro posto da polícia da paz já funciona no Parque da Luz, situado em um dos bairros preferenciais para colocar em funcionamento pelo governo a internação compulsória dos usuários de crack.
chumbo grosso
Mais de 2.000 fábricas de reciclagem de baterias de celulares, laptops e demais aparelhos eletrônicos contaminam com chumbo incontáveis chineses, preferencialmente crianças. No maior fornecedor de aparelhos eletrônicos do planeta, o capitalismo vai muito bem. Enquanto isso, os trabalhadores, em nome de um futuro melhor para seus filhos, envenenam-se voluntariamente; e de maneira involuntária, contaminam seus próprios filhos. O capitalista mata e alimenta saudavelmente seus herdeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário