segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Projeto Ítaca: Iconoclastas, avante!

Olá, gentes! Aí vai um escrito para partilharmos!
“História, materialismo, monismo, positivismo e todos os ‘ismos’ desse mundo são ferramentas velhas e enferrujadas que já não preciso ou com as quais eu não me preocupo mais. Meu princípio é a vida, meu fim é a morte. Gostaria de viver a minha vida intensamente para poder abraçar minha morte tragicamente.
Você está esperando pela revolução? A minha começou muito tempo atrás! Quando você estará preparado? (Meu Deus, que espera sem fim!) Não me importo em acompanhá-lo por um tempo. Mas quando você parar, eu prosseguirei em meu caminho insano e triunfal em direção à grande e sublime conquista do nada!
Qualquer sociedade que você construir terá seus limites. E para além dos limites de qualquer sociedade os desregrados e heróicos vagabundos vagarão, com seus pensamentos selvagens e virgens – aqueles que não podem viver sem constantemente planejar novas e terríveis rebeliões!
Quero estar entre eles!
E atrás de mim, como à minha frente, estarão aqueles dizendo a seus companheiros: ‘Voltem-se a si mesmos em vez de aos seus deuses e ídolos. Descubra o que existe em vocês; traga-o à luz; mostrem-se!’
Porque toda pessoa que, procurando por sua própria interioridade, descobre o que estava misteriosamente escondido dentro de si, é uma sombra eclipsando qualquer forma de sociedade que possa existir sob o sol!
Todas as sociedades tremem quando a desdenhosa aristocracia dos vagabundos, dos inacessíveis, dos únicos, dos que governam sobre o ideal, e dos conquistadores do nada, avança resolutamente.
Iconoclastas, avante!
‘O céu em pressentimento já torna-se escuro e silencioso!’”
(Renzo Novatore, Arcola, janeiro de 1920, apud: BEY, Hakim. TAZ – Zona Autônoma Temporária, p. 82-3, Conrad Editora, 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário