quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DIVULGAÇÃO: I Encontro de Psicólogos Psicoterapeutas

18/08/2010 - Psicoterapia: I Encontro de Psicólogos Psicoterapeutas
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promove nos dias 20 e 21 de agosto o I Encontro de Psicólogos Psicoterapeutas. O objetivo do evento é congregar os psicólogos que trabalham com a clínica para a discussão de estratégias de enfrentamento de conflitos e compartilhamento de experiências nesta prática, independente de abordagem e linha teórica.
A Comissão de Psicoterapia do CRPRS idealizou este Encontro a partir dos temas levantados nos fóruns do Ano da Psicoterapia em 2009, visando a fomentar a aproximação e o diálogo entre os profissionais da área. Temas como a realização de atendimento mediado por computador, a inclusão do serviço nos planos de saúde e a possível privatização de práticas serão debatidos nas mesas do evento. As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail eventos@crprs.org.br com o nome e o número de inscrição.
Transporte e hospedagem – Psicólogos do interior terão à disposição transporte por van, com vagas limitadas, nas subsedes de Caxias do Sul e Pelotas. As inscrições para o transporte deverão ser enviadas com antecedência para os e-mails caxias@crprs.org.br ou pelotas@crprs.org.br. Os profissionais que desejarem se hospedar no hotel onde será sediado o evento terão direito a preço especial. As reservas deverão ser feitas diretamente com o Coral Tower pelo telefone (51) 3014.3550.
Confira abaixo a programação do evento:
20 de agosto – Sexta-feira
19h Conferência: Quem é o dono da Psicoterapia? Reflexões sobre a Complexidade, a Psicologia e a Interdisciplinaridade
Convidado: Maurício S. Neubern - Psicólogo, Doutor em Psicologia, Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL), do Instituto de Psicologia (IP), Universidade de Brasília (UnB). Psicoterapeuta, trabalha com hipnose e terapia ericksoniana, formador de terapeutas.
Coordenação da mesa: Clarice Moreira da Silva - Psicóloga, Psicanalista, Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Conselheira vice-presidente do CRPRS Gestão 2007/2010, Presidente da Comissão de Ética e da Comissão da Psicoterapia do CRPRS.
20h Debate
21h Encerramento e coquetel de confraternização
21 de agosto – Sábado
9h às 10h30 Conferência A sociedade mudou. E a psicoterapia?
Discutindo sobre: Psicoterapia pela Internet - Novas demandas sociais
Convidados: Rosa Maria Farah - Psicóloga, Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, coordena o Serviço de Informática da Clínica Escola da PUC-SP – Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) – http://www.pucsp.br/nppi – e o núcleo O Corpo na Psicologia, disciplina que integra – na formação de terapeutas – o Trabalho Corporal e a Psicologia Analítica de C. G. Jung.
Maurício Neubern - Psicólogo, Doutor em Psicologia, Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL), do Instituto de Psicologia (IP), Universidade de Brasília (UnB), Psicoterapeuta, trabalha com hipnose e terapia ericksoniana, formador de terapeutas.
Coordenação da mesa: Eduarda Coelho Torres - Psicóloga. Especialista em Psicossomática; integrante da equipe técnica do Departamento de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria do Desenvolvimento Social de NH; Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; Conselheira Secretária do CRPRS, integrante da Comissão da Psicoterapia.
10h30 às 11h Intervalo
11 às 12h Debate e registro da produção do grupo
12 às 13h30 Almoço
13h30 às 15h - Da babel terminológica a diálogos possíveis: o que é comum entre os psicólogos psicoterapeutas
Discutindo sobre: Privatização de práticas (Ato Médico)/ Regulamentação da psicoterapia/ Psicoterapia nos planos de saúde/ Psicoterapia nas Políticas Públicas
Convidados: Bárbara de Souza Conte - Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri (UAM), Membro Pleno e Presidente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Conselheira do CRPRS gestão 2004/2007.
Clarice Moreira da Silva - Psicóloga, Psicanalista. Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Conselheira vice-presidente do CRPRS Gestão 2007/2010, Presidente da Comissão de Ética e da Comissão da Psicoterapia do CRPRS.
Simone da Silva Machado - Psicóloga, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, Diretora do Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas (NEAPC), Membro Fundador da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Professora e supervisora clinica do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), integrante da Comissão de Psicoterapia do CRPRS.
Coordenação da mesa: Sandra Rute Silva Martins - Psicóloga. Psicoterapeuta com Formação em Terapia Reichiana, Especialização em Terapia de Casal e de Família, Especialização em Psicologia Social e Institucional.Integrante da Comissão da Psicoterapia.
15h às 16h Debate e registro da produção do grupo
16h Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário