quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Presenciando

Dia de feriado, quando o município faz anos. E eu aproveito para ler com o pensamento solto. Antes cortei o fumo devagarzinho, enrolei meu palheiro, preparei o chimarrão, sentei e entre uma baforada e um gole quente, presenciei a natureza acontecendo.
Presenciar é o termo certo... pra mim, presenciar, significa como que estar dentro da coisa que acontece... só assim podemos perceber seus acontecimentos.
A laranjeira, ainda ocupada com as crias que produziu no outono passado, já gesta seus novos frutos... o cheiro de laranjeira em flor é, para mim, como um bálsamo para qualquer inquietação... me faz me sentir prenhe de vida!
Olho de canto para o limoeiro e tenho que reconhecer que suas flores que se anunciam sejam mais bonitas, mas não produzem o mesmo efeito que as da laranjeira... até as abelhas pensam isso... quase todas estão nas flores da laranjeira!
O pessegueiro sobre minha cabeça é simplesmente poesia... os botões que se anunciam... as flores que já se abriram... as folhas que virão mais tarde... tudo muito compassado, como que pra não assustar os passantes!
Os pássaros, animados, ciscam a quirera, escolhendo não sei exatamente o quê, visto que haverão de comer toda a farelama.
E um dos beija-flores que habitam o território, chega apressado e bebe água doce até cansar... dá uma revoada e pousa no galho que balança sobre mim... fiquei imóvel, olhando de revesgueio e seu cocô veio quente em meus cabelos... pensei: deve ser uma bosta gostosa, essa feita só de beijo em flores e de água doce... e tomei a merdinha quente como um prenúncio bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário