terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Resistência

O Escritor argentino Ernesto Sabato, quando se enveredava pras beiras dos cem anos, produziu uma série de seis cartas dirigidas aos leitores, vasculhando as transformações ocorridas no correr dos tempos, no mundo e nas gentes.

O título do livro foi desenhado como RESISTÊNCIA (que é o título duma das cartas) e as cartas têm os seguintes títulos/temas:
1. “O pequeno e o grande”;
2. “Os antigos valores”;
3. “Entre o bem e o mal”;
4. “Os valores comunitários”;
5. “A resistência”; e,
6. “A decisão e a morte”.
Anotarei aqui, o intróito que ele utiliza em cada um dos textos... quem quiser e puder, corre atrás do livro que, no Brasil, foi publicado pela Companhia das Letras, em 2008... ou prende o grito, que eu faço uma cópia!
Intróito 1: “O belo consolo de encontrar em uma alma o meu mundo, de abraçar em uma imagem amiga toda a minha espécie” (F. Hölderlin).
Intróito 2: “Eu estava diante da vasta e rica terra, mas tinha olhos apenas para o mais humilde e o mais diminuto... Onde estaríamos nós, pobres homens, se não existisse a terra fiel? Que teríamos se não contássemos com essa beleza e essa bondade?” (R. Walser).
Intróito 3: “O humano do homem é dar a vida por outro homem” (E. Levinas).
Intróito 4: “Cada um de nós é culpado perante todos, por todos e por tudo” (F. Dostoievski).
Intróito 5: “São os expulsos, os proscritos, os ultrajados, os despojados de sua pátria e de seu torrão, os empurrados com brutalidade aos mais profundos abismos. É entre eles que se encontram os catecúmenos de hoje” (E. Jünger).
Intróito 6: “O morrer, essa inatingível ação que se cumpre obedecendo, ocorre para além da realidade, em outro reino” (M. Zambrano).
Ah! Antes que esqueça, um pedacinho da orelha: “Ao se aproximar dos cem anos de idade, Ernesto Sabato concebeu este livro como uma espécie de mensagem na garrafa, destinada a encontrar outros seres tão perplexos quanto ele diante da desumanização do homem em nosso tempo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário