quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bibliografia foucaultiana

Atendendo aos pedidos de alguns colegas e amigos que estão se preparando para a discussão sobre alguns temas abordados por Foucault, estou postando informações sobre alguns livros que estão e estarão em nossa pauta de conversas e que se constituem em elementos importantes em nossa “caixa de ferramentas” foucaultiana.

Começo com Repensar A Política - DITOS E ESCRITOS, V.6 - Ed. UNIVERSITÁRIA, cuja tradução recém saída do forno agora em Janeiro/2010, constitui-se no sexto volume de Ditos e Escritos, os quais reúnem prefácios, artigos, discursos, entrevistas, seminários e ensaios de Foucault ao longo de sua vida e obra, afora todos os escritos que foram publicados em formato de livro.
A seguir, outras referências que podem ajudar a traçar um caminho de leitura e entendimento de seus conceitos, de sua obra, enfim, de seu pensamento.
As informações a seguir foram coletadas no sítio da Livraria Cultura.

Poder, Normalização e Violência (2008) - Organizador: PASSOS, IZABEL C. FRICHE - Editora: AUTENTICA
Este livro destina-se a interessados em conhecer o pensamento de Michel Foucault (e até mesmo nele se aprofundar), sejam eles professores, filósofos, literatos, psicólogos, sociólogos, artistas ou estudiosos em geral. Mais que uma mera coletânea de textos avulsos, o livro foi concebido a partir de um eixo central- apresentar um conjunto articulado de textos que ajudem a esclarecer noções difíceis, passíveis de diferentes interpretações, mas centrais no pensamento de Foucault- as noções de poder, normalização e violência.

Cartografias De Foucault (em Português) (2008) - Organizador: VEIGA-NETO, ALFREDO / SOUZA FILHO, ALIPIO DE / ALBUQUERQUE JUNIOR, DURVAL MUNIZ - Ed. AUTENTICA
Reúnem-se, aqui, as questões apresentadas e discutidas durante o IV Colóquio Internacional Michel Foucault, realizado na cidade de Natal, em 2007. Para usar a conhecida expressão de Foucault, este livro é um 'nó em uma rede'. Tomando o pensamento do filósofo como uma caixa de ferramentas, cada capítulo parte de diferentes perspectivas disciplinares e temáticas de modo a refletir tanto sobre as políticas espaciais quanto sobre os diversos espaços da política.

Figuras De Foucault (em Português) (2006) - Organizador: RAGO, MARGARETH / VEIGA-NETO, ALFREDO - Ed. AUTENTICA
Passadas duas décadas da morte de Michel Foucault, seu pensamento continua sendo referência para quem acredita na necessidade de novos rumos para a ética, de novas formas de sociabilidade, e de uma reflexão sobre os mundos público e privado, que parecem seguir caminhos perigosos na contemporaneidade. Com a publicação desta coletânea, os autores contribuem para a expansão do pensamento do filósofo e levam adiante as análises e as problematizações desenvolvidas por ele, reafirmando a atualidade de Foucault, que comemoraria 80 anos de vida neste ano.

Vocabulario De Foucault (em Português) (2009) - Organizador: CASTRO, EDGARDO / XAVIER, INGRID MULLER - Ed. AUTENTICA
Este livro é produto de um estudo destinado aos interessados em pensar com Foucault, e a partir dele. Cada verbete da obra não se refere a apenas onde, nos escritos do filósofo, aparece cada termo, mas quer, ademais, oferecer uma indicação de seus usos e contextos.

Foucault - A Coragem Da Verdade (2 ed. 2008) - Tradutor: MARCIONILO, MARCOS - Organizador: GROS, FREDERIC - Editora: PARABOLA
Que coragem é essa que, para se manifestar, supõe a instância de um falar francamente? Qual é essa verdade cuja condição de possibilidade não é lógica, mas ética? Esse nó de coragem e verdade terá, sem dúvida, constituído para Foucault algo como um complexo fundamental. A coragem da verdade como grade de leitura da obra e da vida enquanto indissociáveis, enquanto aquilo que, simultaneamente, fundamenta a escrita de livros e a ação política. É isso o que os estudos aqui publicados tentam estabelecer, desdobrar. Eles fornecem várias pistas para construir a figura de Foucault como pensador comprometido com a atualidade política, de Foucault diagnosticador do presente, enfim, do Foucault que encontra em Sócrates um irmão longínquo, convicto, como ele, de que há algo de mais essencial que qualquer verdade; a exigência da verdade.
BOAS LEITURAS E DISCUSSÕES A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário