terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fórum Social Mundial 2010

Neste ano, de 25 a 29 de janeiro aconteceu a 10ª Edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

O Fórum teve sua primeira edição em 2001, como contraponto ao Fórum Econômico de Davos. Passou, progressivamente, de contraponto a espaço de discussão do mundo que aí está e que atravessa nossas existências com a transfusão cotidiana em nossas veias, do sangue capitalístico que teima em sustentar o pensamento único e a lógica do mercado.

Com o lema inicial de UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, chega a 2010 com um adendo, expressando que UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E NECESSÁRIO.

Neste aniversário, gestou-se um importante processo de avaliação que deu a ver a necessidade de dar um rumo para as discussões e formulações geradas a partir do Fórum, definindo-se se queremos melhorar o capitalismo, ou se assumimos o desafio de construir esse outro mundo que é possível e que, por ora, se apresenta na urgência de sua necessidade, mesmo sem ainda sabermos exatamente qual seja. E a essas duas vias, soma-se ainda a voz de muitos que entendem que muito mais do que espaços de discussão, o Fórum deve ser muito mais propositivo... desconhecendo, talvez, que toda construção propositiva passa necessariamente pela contínua e permanente discussão.

A quem interessar possa, aí vai o endereço pro FSM: http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/

Nenhum comentário:

Postar um comentário