terça-feira, 26 de março de 2013

flecheira.libertária.287


aviões do crédito
Bancos, grandes e microempresas colhem os lucros das comunidades pacificadas no Complexo do Alemão, no Rio. Especialistas do setor de baixa renda dizem que os locais passam por uma “revolução” no consumo. Um banco estatal mostra como uma “máfia” aprende com a outra a receita para expandir os negócios. Além das duas agências abertas na favela, o banco recruta jovens das próprias comunidades para oferecer suas linhas de crédito para os moradores. Estes jovens formam um pequeno exército: 170 emissários que circulam por ruas e becos. “Libertos” do tráfico, agora fazem avião para novas linhas de crédito. 
pacificação do mercado
Esta “revolução”, iniciada com exército e tanques em 2010, possui empreendedores que projetam investimentos mais arriscados: ocupar as áreas não pacificadas. Para este ano, está prevista a inauguração do primeiro shopping no Alemão e, na sequência, em uma comunidade sem UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A ideia é do empresário que fundou o grupo de empresas Favela Holding, em sociedade com uma ex-liderança da ONG CUFA. Ele avalia que já é possível investir nas favelas não pacificadas. O negócio mudou: o mercado seguro e pacificado camufla a circulação de armas.
merchã e empreendedorismo
A explosão do consumo nas favelas tem trazido muita grana para as emissoras de televisão. Na novela que exalta o exército e denuncia o tráfico de seres humanos, o que não falta é merchandising. A novela mostrou uma das tendas que uma empresa sustentável possui na favela do Alemão para ensinar as mulheres a se maquiar e dar informações sobre como se tornar uma consultora. O marketing não quer mais apenas vender produtos. Seu objetivo está na produção de subjetividades empreendedoras na tela e na favela.
eu faço se você fizer, ou troca-troca
Junto com a Hora do Planeta, campanha que estimulou a economia de energia elétrica, uma enorme ONG ambientalista convidou as pessoas para a campanha-desafio I Will If You Will (em português, eu faço se você fizer). Nessa campanha, o participante deve se entregar a um desafio condicionado ao comprometimento do cidadão em cumprir tarefa ambiental. Modelão: o cidadão posta um vídeo prometendo fazer algo ex-ci-tan-te. Em contrapartida, os outros cidadãos devem responder com uma conduta sustentável. Desse modo “Maria-vai-com-as-outras”, ou melhor, I will if you will, milhares de pessoas servem com criatividade e devoção ao capitalismo sustentável.

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