domingo, 18 de março de 2012

Normas para o SAID - HRMS

conforme combinado com alguns parceiros de discussão, estou postando o material relacionado ao Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar - SAID, desenvolvido pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). 
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da  Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008. 
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros! 
aí vai a QUINTA postagem... algumas coisas já constam no documento anterior.


HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL

Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar - SAID

O SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR (SAID) é um serviço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul que presta assistência a pacientes portadores de Patologias Invalidantes, com total ou parcial impossibilidade de locomoção.
A proposta da equipe é o atendimento e, principalmente, a ORIENTAÇÃO FAMILIAR quanto às necessidades gerais do paciente.
As atividades deste sistema de atendimento consistem em:
1-) Triagem inicial;
2-) Avaliação médica e de enfermagem, com posterior discussão em equipe, para definir a inclusão ou não do paciente no programa;
3-) Supervisão de curativos: a equipe decide se irá efetuar ou orientar os curativos, e com que frequência;
4-) Coleta de exames laboratoriais: realiza, segundo requisição médica;
5-) Encaminhamentos para exames especializados, médicos especialistas ou internação hospitalar, definidos pelo médico, perante as necessidades do paciente;
6-) Orientação quanto a marcação de exames e consultas;
7-) Levantamento das necessidades do paciente, em relação as atividades oferecidas pelo SAID:

  • Fisioterapia;
  • Terapia Ocupacional;
  • Enfermagem.

* Cada setor irá definir, perante avaliação específica, a característica de intervenção (atendimento ou orientação).

8-) Discussão de cada caso, para definição dos critérios de atendimento ou alta.

HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL

NORMAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

À FAMÍLIA E AO PACIENTE
1-) O paciente deverá ser mantido em condições adequadas de higiene, conforme orientação da equipe.
2-) A alimentação e os líquidos em geral deverão seguir, rigorosamente as orientações da equipe;
3-) A medicação será obtida pela própria família nos postos de saúde e deverá seguir RIGOROSAMENTE as orientações do médico da equipe;
4-) No caso de coleta de exames laboratoriais a família irá preparar o paciente, através da higiene e ou jejum necessários;
5-) As adaptações mínimas necessárias, para um atendimento adequado, serõa providenciadas pela família, como por exemplo:
  • Modificações nas disposições dos móveis da casa;
  • Vestuário dos pacientes;
  • Exposição do paciente ao sol;
  • Confecção de pequenas adaptações, tais como: rolos, sacos de areis, etc.

6-) O transporte do paciente, assim como a marcação de consultas, quando do encaminhamento para exames ou especialidades médicas, DEVERÁ SER OBTIDO PELA PRÓPRIA FAMÍLIA;
7-) No caso de encaminhamento, pelo médico da equipe, para internação hospitalar, o transporte utilizado será obtido pela própria família ou mediante chamada pelo sistema 192;
8-) Deverá existir um RESPONSÁVEL pelo paciente, inclusive, mediante assinatura do TERMO DE COMPROMISSO;
9-) O não cumprimento das orientações da equipe a família e/ou paciente poderá acarretar em desligamento do programa.

Comunique à equipe sempre sobre eventuais alterações.

8 comentários:

  1. Diello sou de Santo Ângelo e quero saber como faço para entrar em contato com os técnicos desse serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ana paula!
      eu havia postado os contatos aqui, mas o comentário sumiu!
      Telefones de Contato:
      Coordenação: 67 9222.0033 e 67 3378.2579 (sala do SAID)
      email coordenação: betedduarte@gmail.com

      Excluir
  2. Desculpa se vou pedir demais. Se tu tiver algum texto do Maturana podia socializar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, ana paula! tenho alguma coisa, sim, mas tenho que catar... mas tem esse link aí... dá uma olhada! http://escoladeredes.net/group/bibliotecahumbertomaturana?xg_source=facebookshare
      abraço

      Excluir
  3. Diello muito obrogado. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Tai uma alternativa viável a uma política publica que embora muito bem pensada, na pratica não consegue concretizar se. São muitos os entraveis para que o SUS trabalhe adequadamente, pois as condições necessárias ao bom atendimento vão muito alem do próprio SUS. O que tem se no Brasil hoje, percebo, é uma política socialista dentro de um regime capitalista e devido a isso a constante contraditoriedade ou embate, que complexifica seu devido funcionamento.
    O SUS não é em verdade o Único sistema de saúde, o é sim publico, temos porem o sistema privado e temos uma dependência mutua entre um e outro. As demandas do sistema publico são de domínio publico, todos as conhecem, o próprio sistema privado cuida de torna lãs visíveis, hospitais lotados, falta de médicos, filas, e etc.
    O sistema privado esconde suas demandas, principalmente sua dependência financeira junto ao sistema publico. são talvez centenas de hospitais privados a maioria, talvez, ditos filantrópicos que não sobreviveriam sem o dinheiro do SUS, também da pra destacar a questão dos seguros na rede privada que cobram muito e muito pouco oferecem. O SUS é o único seguro que cobre efetivamente as demandas da população.
    Faz se necessário desta forma que o SUS busque alternativas dentro do próprio sistema, que se desvencilhe do sistema privado, e, esta iniciativa da equipe do Hospital Regional do Matogrosso do Sul pode ser um caminho viável. Esta multidisciplinaridade e intersetorialidade levara com certeza a um tratamento qualificado, onde a idéia de atender doentes dará lugar ao de promoção da saúde, já o atendimento feito a partir das residências humanizará o processo. È fácil perceber que nesta proposta novos paradigmas se iniciam, que caminha se para alem de uma nova forma de atender as pessoas. Médicos psicólogos, Assistentes sociais, enfermeiros e outros indo até as comunidades conversando com as pessoas deixando de lado a frieza dos consultórios pode sim significar a completude do sistema de saúde Brasileiro.
    O sistema privado, no entanto, continuará querendo vender leitos e remédios ao SUS, a resistência dentro do próprio SUS será ate maior do que externa. Querer que médicos levantem suas bundas gordas e andem pelos bairros, também psicólogos e outros na maioria burguesinhos ou pretensos. Querer que deixem o ambiente climatizado e andem pelas ruas de calor escaldante de Campo Grande? É complexa, desafiadora a proposta, pois não é o SUS que esta em jogo, é sim, uma mudança de paradigmas e por isso vale a pena.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, cláudio!
      acredito que vale esclarecer alguns pontos a partir da sua contribuição aqui... aí vai:
      - o SUS é o ÚNICO sistema de saúde no Brasil, sim! é esse ÚNICO sistema de saúde que rege toda a saúde coletiva, seja ela pública ou privada!
      - a barbárie cometida pelos serviços privados e pelos planos complementares, é um absurdo, sim, pois se servem da saúde e da doença para obterem lucros e ganhos, mas quando a coisa aperta, são os recursos públicos que bancam o navio desgovernado!
      - o Serviço de Internação Domiciliar não é uma iniciativa somente do HRMS, mas é proposto e regulamentado pelo Ministério da Saúde, através da PORTARIA Nº 2.529 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006, que Institui a Internação Domiciliar no âmbito do SUS... é, portanto, um serviço que já está em funcionamento em vários lugares do Brasil!
      no mais, o serviço que divulguei aqui e que é coordenado por uma técnica de enfermagem (e não por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, ou outros quetais), funciona de forma muito bonita... até por isso larguei aqui o retrato da coisa para que outras gentes tb conheçam!
      abraço

      Excluir
  5. OK apenas reafirmo a dualidade do sistema e seus interesses antagônicos, mesmo sabedor de que o SUS regulamenta o todo. A experiência do Mato groso fico feliz em saber que não é a única que esta sendo posta em prática, mesmo sendo também conhecedor desta proposta regulamentada de atuação do SUS. Digo, pois o atendimento domiciliar é ainda uma realidade bem distante da que vivenciamos em nosso município, e penso que assim seja Brasil a fora. Também os ESFs enfrentam dificuldades em relação ao planejado, percebo falta de adesão resultado talvez de um desprometimento com as novas formas de atuar regulamentadas pelo sistema. Eu participei contigo de alguns encontros intersetoriais em nosso município, estes resultaram na compreenção de que estas regulamentações são apenas o primeiro passo. Importantes telas? sem duvida, mas os velhos hábitos e costumes rejeitam tudo que lhes é estranho.

    ResponderExcluir