sábado, 10 de março de 2012

flecheira.libertária.238


comissão da verdade 
A abertura dos arquivos que guardam os nomes dos envolvidos nas torturas, assassinatos e prisões durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil segue empurrada com a barriga pelo governo. Em nome da governabilidade do executivo e com o medo da reação dos militares da reserva, evita-se o assunto “candente”, mesmo após a maquiagem no texto do PNDH-III para que este “passasse” no congresso e não desagradasse os militares. O afago mais recente aos conservadores foi a nomeação de um pastor pentecostal para Ministro da Pesca. Enquanto familiares e militantes seguem sendo cozinhados em banho-maria, o governo agrada a bancada evangélica, mesmo porque esta tem nas mãos uma legião de fiéis que forma a base eleitoral do próprio governo federal. A legião reintegra a chamada nova classe média, que tem no pentecostalismo e no neopentecostalismo seu culto favorito. Quanto tempo demorará a exposição da verdade, sufocada pelo manto das doutrinas laica e religiosa? 
amor ao espião 
Desde o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) os países do leste europeu vivem entre novos  gangsters e antigos funcionários da burocracia socialista, muitas vezes encarnados na mesma figura. Essa semana a Rússia passa por eleições que, segundo os comentaristas, terá vitória certa, no primeiro turno, do antigo chefe da KGB. Muitos falam da necessidade de maior democratização (entendida como alternância dos ocupantes no governo) e animam-se, agora, com as brisas de protestos iniciados em dezembro de 2011, articuladas via internet. A confirmação, nas urnas, do amor dos russos pelo espião mostra que o costume de servir ao líder é mais poderoso que os arranjos institucionais apregoados por democratas juramentados, como a via universal de garantia de liberdades fundamentais e melhoria de vida dos cidadãos. 
tanto amor 
Ignora-se as ações constantes de grupos neonazistas, que matam — com anuência das autoridades — estrangeiros e anarquistas nas ruas das grandes cidades russas e fazem coro com as investidas genocidas dos governos de Putin e Medvedev contra os habitantes da Tchetchênia, e nesta, os terroristas nacionalistas contra todos. 
tanques sustentáveis 
Tanques de guerra são simultaneamente veículos e armas utilizados em diferentes confrontos espalhados pelo planeta. Moem o que houver em sua trajetória. Entretanto, a novidade sobre tanques de guerra reside na preocupação com o planeta. A Bae Systems, empresa de defesa e tecnologia articulada ao governo estadunidense, apresentou um tanque ecologicamente sustentável que utiliza motor hibrido movido a diesel e a eletricidade. Sob a justificativa garantida da sustentabilidade, o governo dos Estados Unidos segue adiante — em breve outros governos também devem adotar a tecnologia —, com tanques ecologicamente certificados, em suas empreitadas genocidas.  
economia verde no tapete vermelho
Sustentando as certificações de luxo, atores e atrizes, candidatos ou não a levar para casa a estatueta, desfilaram  boas práticas pelo tapete vermelho. Um vestido Valentino com tecido de poliester de garrafas pet deslizava no ponto onde, assim comentou quem o vestia: “a minha ética se sintoniza com a estética.” Sem contar os costumes do Ermenegildo com lã sustentável, echarpes de seda orgânica, ou trajes longos com tecidos conscientes. Com as mudanças no consumo via conscientização do consumidor, em prol das “futuras gerações” — um dos pontos para a efetivação da economia verde—, as industrias inovam, novos serviços se expandem, comportamentos são imitados, e o mundo encantado do douradinho Oscar continua envelhecendo ano a ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário