domingo, 18 de março de 2012

Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar

conforme combinado com alguns parceiros de discussão, estou postando o material relacionado ao Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar - SAID, desenvolvido pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). 
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da  Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008. 
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros!
aí vai a primeira postagem... parte do texto desconfigura, mas não perde o conteúdo!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  MINISTÉRIO DA SAÚDE
FUNDAÇÃO DOM CABRAL
HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS

Curso Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS

Projeto Aplicativo
Trabalho de Conclusão de Curso

 CAMPO GRANDE
JULHO, 2011
                                                                                                                                                                                                                                                                             
Lista de siglas

1.      SUS - Serviço Unico de Saúde
2.      HRMS - hospital Regional de Mato Grosso do Sul
3.      PROIID - Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar
4.      AIH - Autorização de Internação Hospitalar
5.      SP – São Paulo
6.      PID - Programa de Internação Domiciliar
7.      HOB - Hospital Municipal Odilon Behrens
8.      PNH - Política Nacional de Humanização
9.      SAID - Serviço Atendimento Internação Domiciliar
10. SAD – Serviço Atendimento Domiciliar
11. SAMU – Serviço Atendimento Móvel de Urgência
12. AVC – Acidente Vascular Cerebral
13. SNE – Sonda Nasoenteral
14.  PSF - Programa de Saúde da Família
15.  TIR – Taxa de Internação
16.  TAS – Taxa de Alta do SAID
17.  TUS – Taxa de usuários do SAID
18.  TSU – Taxa de Satisfação dos Usuários do SAID
Sumário

INTRODUÇÃO.....................................................04
OBJETIVO ...........................................................05
OBJETIVO GERAL..............................................05
OBJETIVOS ESPECÍFICOS .............................05
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................06
HOSPITAL MUNICIPAL ODILON BEHRENS .07
CAMPINAS..........................................................08
MARÍLIA...............................................................09
REFERENCIAL EMPÍRICO.............................09
 VISITA AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR (SAID) DO
 DISTRITO SUL EM CAMPINAS / SP............09
PROJETO SAID HRMS....................................11
METODOLOGIA.................................................11
  ÁREAS DE ABRANGÊNCIA:.....................11
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:......................11
CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO:....................12
ORIENTAÇÕES À FAMÍLIA E PACIENTE.........13
EQUIPE.........................................................13
PROCESSO DE TRABALHO....................15
RECURSOS MATERIAIS DE CONSUMO E PERMANENTES.........15
CAPACIDADE DE ASSISTÊNCIA...........16
REFERÊNCIA E CONTRA REFERÊNCIA............................................16
CRITÉRIO DE ALTA.................................................................................17
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO PRESTADA PELO SAID............17
OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS..........................................................18
CONCLUSÃO.......................................................................................................................19
BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................20
ANEXOS.................................................................................................................................21

INTRODUÇÃO

O Curso Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) possibilita oportunidade de ampliação e consolidação do aprendizado por meio do desenvolvimento de trabalhos técnicos que possam ser aplicados para a solução de problemas da unidade hospitalar. Desta forma, pretende-se produzir resultados a médio e longo prazo para o hospital na área de gestão da clínica, buscando a efetividade do cuidado. Este trabalho refere-se a um estudo para enfrentamento de uma situação problemática do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), que é a necessidade de desospitalização e otimização de leito.  Esse problema é elencado pelo grupo de especializandos que representam o HRMS no referido Curso, como uma das prioridades para intervenção, considerando  um diagnóstico prévio de necessidade de redução da taxa de permanência no leito, rotatividade bem como necessidade de leito.
A proposta do projeto é garantir a desospitalização, com a continuidade da atenção à saúde, proporcionar resgate do auto cuidado, humanização e vínculo bem como otimizarmos leitos, diminuir o tempo de permanência, aumentar a rotatividade. O projeto é uma alternativa de assistência multidisciplinar e humanizada, em conformidade com os preceitos do SUS, caracterizada pela atenção ao paciente com quadro clínico estável e exija tecnologia especializada, não necessitando de internação hospitalar, permitindo autonomia, retorno a sociedade e ao convívio familiar.
O Hospital Regional de Mato Grosso do sul conta atualmente com 300 leitos sendo desses 25% ocupados por pacientes crônicos, que estão em condições clínicas estáveis, mas que demandam de cuidados de equipe multiprofissional. Observa-se que retorno do paciente ao convívio familiar causa insegurança, considerando que o cuidador não teve orientação e treinamento da assistência prestada ao paciente durante a internação. A rede não oferece suporte suficiente e consequentemente a internação é prolongada.

OBJETIVO

 Desospitalização, disponibilizando a população uma alternativa de assistência à saúde, um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção ao paciente com quadro clínico estável que exija tecnologia especializada, não necessitando de internação hospitalar, respeitando as condições das intervenções terapêuticas e  cuidados realizados de forma segura no ambiente domiciliar. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

Otimizar leitos hospitalares;
Reduzir a média de permanência;
Reduzir os índices de infecção hospitalar;
Processo de alta assistida e programada, garantindo a continuidade da assistência, no domicilio;
Humanização da assistência, com olhar ampliado relativo aos cuidados com o paciente e a condição dos familiares/cuidadores, com integralidade da atenção e apoio matricial;
Resgatar autonomia, capacitando os familiares e pacientes para o fortalecimento do auto cuidado;
Evitar hospitalização desnecessária e oferecer uma melhor alternativa assistencial.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Neste tópico pretende-se apresentar alguns conceitos sobre a desospitalização, bem como, algumas experiências vividas em outras instituições a nível de conhecimento técnico e experiência.
A partir da alta hospitalar torna-se fundamental uma parceria entre hospital e domicilio, integrando a atuação nesses dois espaços de modo permitir a continuidade da assistência com maior efetividade das ações, redução das reinternações e dos custos na saúde (Mesquita et al, 2005).
 A internação domiciliar é uma alternativa de atenção à saúde, onde o domicílio é o locus do cuidado, sem desconsiderar a existência de instituições, das necessidades da família e do usuário.
À medida que os programas de internação domiciliar ganham espaços, vão se tornando um modelo de atenção, sendo necessárias estruturações políticas para maiores implementações, visando uma assistência de qualidade (Silva et al, 2005).
Ao serem analisados dados relacionados aos gastos do setor público com atenção à saúde, verifica-se disparidade entre gastos com assistência hospitalar e os aplicados em atenção básica e média complexidade. O aumento dos custos hospitalares se refere às altas taxas de internação, justificadas pela hegemonia do modelo hospitalocêntrico e da alta densidade tecnológica. “A construção do novo modelo assistencial tem como meta a redução do tempo de internação hospitalar, valorizando novos espaços e novas formas de organização de tecnologias” (Silva et al, 2005). A necessidade de incrementar a desospitalização de pacientes crônicos, tanto pelos aspectos econômicos como pela humanização do cuidado, leva à busca de estratégias na reversão do modelo centrado na atenção hospitalar (Silva et al, 2005).
Sendo agora apresentado alguns modelos já empregados, tais  na cidade  de Belo Horizonte, Campinas e Marília.

HOSPITAL MUNICIPAL ODILON BEHRENS

O programa de internação domiciliar (PID) do Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB) foi implantado em setembro de 2006 com o objetivo de promover a desospitalização de pacientes em condições clínicas estáveis, mas com necessidade de cuidados diários da equipe multidisciplinar, promover a desospitalização em tempo hábil propiciando o retorno do paciente ao convívio familiar e social, reduzindo assim o custo de internação, o risco de infecção, otimizando leitos hospitalares para os cuidados de maior complexidade, sendo o perfil de pacientes admitidos, essencialmente voltado para aqueles com necessidade antibioticoterapia venosa, pacientes com necessidade de dieta enteral industrializada ou parenteral e pacientes com cuidados paliativos, predominantemente pacientes com sequelas de vasculopatia e patologias neurológicas, sendo que alguns desses apresentam alterações e distúrbios da cinesia funcional que os impedem de exercer sua autonomia física, repercurtindo sobre sua estrutura psicológica e socioeconômica, infecção de partes moles, acidente vascular cerebral, neoplasias, desnutrição, abscessos cerebral, pacientes em pós operatório de ostomia. A média de permanência do programa é estimada em 15 dias.
Em 2007, a partir da contratualização do hospital com o município e avanço das discussões da Portaria Ministerial que normatiza o funcionamento do PID, o programa dentro do hospital ganha novo sentido, associando aos seus objetivos a necessidade de evitar a internação hospitalar a partir da porta de entrada da urgência.
A assistência domiciliar está fundamentada na Política Nacional de Humanização (PNH) de modo a atender as demandas do usuário em consonância com a sua realidade e exigências de cuidado delimitadas pelo estado de comprometimento da doença. A equipe é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, auxiliares e técnicos de enfermagem, secretaria e motorista, e o serviço é operacionalizado com equipes de apoio, como serviço social, nutrição, farmácia, almoxarifado, atenção secundária para apoio especializado, serviço de imagem e ponto socorro. O cuidador é orientado pela equipe multidisciplinar para promover ações que contribuam com a atenção hospitalar e de suporte e prevenção de saúde após o desligamento do programa. 

CAMPINAS

 O município de Campinas possui o serviço de assistência domiciliar deste 1993, com a proposta assistencial de atendimento à pacientes acamados, com patologias incapacitantes, terminais e sujeitos a internações recorrentes. Iniciou-se o atendimento através de projeto piloto, com equipe multidisciplinar e na área de cobertura de 02 unidades de saúde. Foram realizadas avaliações impactantes, discussões e através das mudanças dos modelos assistenciais tornou-se de grande importância a forma de assistência, sendo incorporados novos profissionais, equipamentos e ampliação para todas as regiões do município de Campinas, sendo que foi considerado o envelhecimento da população, ajuste tecnológico e demandas cada vez mais específicas. A assistência é prestada através da elaboração de um Plano Terapêutico Individual, que considera as necessidades específicas de cada paciente.
A equipe é composta de médicos, enfermeiro, fisioterapeuta, gerente, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, com apoio matricial de terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, fonoaudióloga, dentista e pediatra.
Nos anos de 2002 a 2006 foram atendidos as seguintes patologias: seqüela de AVC, doenças aparelho respiratórios, síndrome demencial, neoplasia, doença neurológica, outros.

MARÍLIA 

O PROIID - Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar foi criado e implementado em parceria com a secretaria de saúde em setembro de 1999, tendo como objetivo: garantia da continuidade da assistência no domicilio, reduzindo o tempo de internação hospitalar, as reinternações, riscos impostos ao paciente, família e cuidador, contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais na área de saúde. O Programa atende predominantemente a indivíduos portadores de neoplasias malignas, doenças cerebrovasculares, respiratórias, cardiovasculares, demência e vítima de politrauma. Capacidade operacional do programa é de 20 pacientes, com tempo médio para internação de 30 dias. Quanto aos recursos financeiros o programa é remunerado pela Autorização de Internação Hospitalar (AIH) com valor fixo por paciente/ dia de internação.
A equipe é formada por médico, enfermeira gerente e assistencial, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, escrituraria. Tem uma sede e um veículo. Programa interdisciplinar de internação domiciliar de Marília – SP: custos de recursos materiais consumidos (Mesquita, 2005; Silva, 2005;). 

REFERENCIAL EMPÍRICO 

VISITA AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR (SAID) DO  DISTRITO SUL EM CAMPINAS/ SP 

Em visita realizada por 4 (quatro)  especializando  do  Curso de  Clínicas do  Hospital Sírio Libanês ao SAID de Campinas  para conhecer a  história  da  implantação  do  programa  através de entrevista com a responsável pelo  SAID do distrito  Sul  de Campinas.
   Em 1993 deu início o Serviço de Atendimento Hospitalar (SAD) de Campinas, atendendo cinco pacientes e dava cobertura para apenas alguns centros de saúde.
 Em 2002 houve a proposta de atingir outros distritos, atualmente existem  três SAIDs cobrindo cinco distritos.
O SAID do Distrito Sul, é composto por quatro médicos, sendo dois clínicos, um geriatra, um pediatra; dois fisioterapeutas; uma fonoterapeuta; uma terapeuta ocupacional; uma assistente social; um dentista contratado para seis horas semanais; duas enfermeiras; dez técnicos de enfermagem e uma  nutricionista.
Atualmente está com noventa e oito pacientes e, em média, oito pacientes novos por mês entram no atendimento. Para cada paciente é feito um programa de atendimento individual. A equipe se reúne a cada 15 dias, discutindo a evolução de todos os casos e com os cuidadores, reúnem-se a cada dois meses. Cada atendimento possui dois prontuários, um fica na sede do SAID onde fica registrado a avaliação de entrada e saída do atendimento assim como as evoluções e o outro fica na casa do paciente, onde consta o resumo do caso e os procedimentos realizados.
Critérios de inclusão no SAID, dependente da aceitação do caso pela  equipe multiprofissional, pacientes com doenças crônicas, idosos com necessidades especiais, clínica de risco (pacientes acamados) e pacientes com problemas sociais que interferem na saúde. A família deve ser orientada, sendo necessário ter uma pessoa de referência dentro da casa.
Quando ocorre uma agravação do caso, o paciente é levado pelo SAMU a um pronto atendimento, onde é feito a regulação, sendo necessário a reinternação o paciente é encaminhado para o hospital de origem.
A alta do SAID é discutido entre as equipes do SAID e do hospital, então o paciente é encaminhado para a Unidade Básica se Saúde. 

PROJETO SAID HRMS

METODOLOGIA

Trata-se de um projeto para implantação do Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar, a ser realizado no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por meio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

O projeto foi elaborado respeitando os requisitos dispostos na portaria ministerial n.2529 de 19 de outubro de 2006. O curso de especialização de Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS foi o impulsionador para a exceção do projeto em questão.

 ÁREA DE ABRANGÊNCIA: 

Pacientes após alta HRMS, residente no Distrito Sanitário Sul de Campo Grande, cujos bairros abrangentes são: Aero Rancho, Alves Pereira, América, Centenário, Centro-Oeste, Guanandi, Jacy, Jockey Club, Marcos Roberto, Jd Botânico, Vespasiano Martins, Jd das Horténcias, Nashiville, Vila Nogueira, Jd das Nações, Marajoara, Santo André, Lageado, Parati, Pioneiros, Piratininga, Taquarussu, Nhanhá, Parque do Sol, Dom Antonio, Jd Botafogo, Jd Campo Alto, Jd colorado, Aimoré, Morada do Sol, Amambaí, Jd Bela Vista, Vila Carvalho, Centro, Cruzeiro, Vila Glória, Vila Neusa, Itanhangá, Jd dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento, São Francisco, Miguel Couto, Vila Célia. A população desta área é composta por 167000 habitantes, compreendendo 10 unidades de PSF, com 24 equipes com cobertura de 43% da área do distrito (Anexo I)

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:

O paciente deve estar internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian;
O paciente deverá residir em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, Distrito Sanitário Sul;
A família deve estar de acordo com a internação domiciliar, ter um responsável que exerça a função de cuidador domiciliar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ( anexo II );
Diante da estabilidade clínica e necessidade de tecnologia especializada, o médico assistente deverá preencher a Ficha de Interconsulta (anexo III ), com prazo mínimo de 24 horas.
A interconsulta deverá ser encaminhada para a Assistente Social, para avaliação das condições sociais: de risco e vulnerabilidade, recursos mínimos de infra-estrutura do domicílio;
Diante da avaliação social do paciente (anexo IV), a assistente social deverá encaminhá-la à equipe do SAID para avaliação clínica do paciente e construção do plano terapêutico (anexo V) junto à equipe para a desospitalização. 

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO           

Paciente clinicamente instável;
Paciente residente fora do Setor de Distrito Sul de Campo Grande, Mato Grosso do Sul;
Paciente sem cuidador domiciliar;
Cuidador ou paciente recusam a proposta de inclusão no SAID;
Necessidade de medicação injetável em intervalos menores de 24 horas;
Em soroterapia venosa contínua;
Paciente com necessidade de ventilação mecânica;
Paciente com necessidade de monitorização contínua;
Paciente com necessidade de enfermagem intensiva;
Paciente com necessidade de tratamento cirúrgico com caráter de urgência. 

ORIENTAÇÕES À FAMILIA E PACIENTE 

É estimulada a participação ativa dos familiares no processo de cuidador da pessoa assistida;
Antes da alta hospitalar a equipe garante uma reunião prévia do SAID com os familiares envolvidos na assistência domiciliar para planejamento conjunto de ações a serem desenvolvidas no domicilio e definição por parte da família de quem será o interlocutor com a equipe;
Demais informações prestadas ao cuidador:
Horário de Atendimento que a equipe estará prestando atendimento ao paciente;
Composição da equipe;
Tipo de assistência a ser prestada;
Fluxo em caso de necessidade de remoção e transporte do paciente;
Encaminhar em todas as ocasiões de transporte do paciente o prontuário individual do mesmo.
Para auxiliar o processo de comunicação com o cuidador, foi elaborada pela equipe a “Cartilha do Cuidador”. A referida cartilha contempla informações sobre o serviço com todos os telefones de contato necessários, além das orientações de cuidados com o paciente.
O apoio prestado ao cuidador é continuado. Existem reuniões mensais entre a equipe e os cuidadores de todos os pacientes em atendimento. As referidas reuniões proporcionam troca de experiências entre os familiares e também soluções as dúvidas dos cuidadores. 

EQUIPE 

A equipe é formada por servidores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, composta por:

** Medicos:

Que terá como função avaliar as solicitações para internação domiciliar, originadas dos médicos assistentes do HRMS. Compreender e tratar o paciente e família dentro da sua realidade, promover a saúde, valorizar o ser humano e juntamente com a equipe multidisciplinar, traçar os planos de cuidados do paciente. (anexo VI)

**Enfermeiros:

Orientar o(s) familiar(es) e treinar o(s) cuidador(es)-(durante a internação), discutir o projeto terapêutico com a equipe multidisciplinar, elaborar o plano de cuidados e visita domiciliar. Definir as prioridades, estabelecer metas e determinar suas ações, devendo as intervenções serem éticas e apropriadas à cultura, idade e sexo do paciente (anexo VII).

**Auxiliares e técnicos de enfermagem :

Executar as ações definidas no plano de cuidados; orientar o(s) familiar(es) quantos aos cuidados do paciente.

** Fisioterapeuta:

Proteger ou restaurar a independência funcional do paciente, avaliar e monitorar o progresso e orientar os pacientes e familiares no cuidado (anexo VIII).

- Equipes matriciais:

 Serão acionadas por disparo, com solicitação escrita à Coordenação de Apoio Técnico Assistencial, composta por serviço social, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional. O setor de Nutrição deverá ser acionado na alta hospitalar, em caso de pacientes com SNE / gastrostomia (anexo IX).
Administrativo: Composto por chefia administrativa, que será o centro de apoio em todas as atividades da equipe, desde o acolhimento ao paciente no serviço, confecção de dados estatísticos que norteiam as ações da equipe e estabelecimento de apoio aos cuidadores.
 Equipe de apoio : almoxarifado, farmácia, nutrição, serviço de imagem, serviço de laboratório, pronto socorro, transporte HRMS e SAMU.

A equipe fixa multiprofissional disponibiliza pelo próprio hospital é composta por três profissionais médicos (02 clínicos gerais e 1 pediatra), 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 1 fisioterapeuta, 1 assistente social e um coordenador. Complementando essa equipe, há ainda o apoio dos profissionais da área de terapia ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista. 

PROCESSO DE TRABALHO 

Disparada a internação domiciliar, a equipe discutirá o projeto terapêutico singular considerando as necessidades especificas de cada paciente com o médico assistente, determinando o tempo de internação, necessidade de consulta médica especializada, propedêutica complementar e posteriormente realizar plano de cuidados.
A equipe do SAID deverá contar com a participação ativa do cuidador, que será treinado para exercer o cuidado, sem a necessidade de ser um profissional de saúde. A enfermagem deverá capacitar o(s) cuidador(es) tornando-o(s) aptos a realizar os cuidados de maneira tecnicamente correta e segura. A família assina um termo de consentimento livre e esclarecido (anexo II).
O paciente receberá visitas conforme definido no plano de ação do projeto terapêutico (anexo V).
O processo de trabalho será realizado através de protocolos de atendimento e reuniões da(s) equipe(s) do SAID de discussão do caso. 

RECURSOS MATERIAIS DE CONSUMO E PERMANENTES 

Quanto aos materiais de consumo, sempre que necessário deverá ser feito a solicitação através do formulário de requisição de material (anexo X).

A referida equipe conta com uma estrutura física que compreende uma sala de reunião e atendimento ao público, além de arquivo para os documentos. Existe a disposição da equipe um veículo automobilístico para transporte em função dos atendimentos domiciliares prestados de segunda-feira a domingo no período diurno. Caso haja necessidade de atendimento no período noturno, o cuidador aciona a coordenação do serviço para que o HRMS seja comunicado para receber o paciente para o atendimento necessário. 

CAPACIDADE DE ASSISTÊNCIA 

Atualmente o projeto conta com 10 (dez) leitos para pacientes em internação domiciliar para a equipe formada, os quais devem residir no Distrito Sanitário Sul, que comporta uma população de 167.000 habitantes. Após o credenciamento/habilitação do serviço, a pretensão é atingir a média de 30(trinta) internações/mês por equipe, conforme estabelecido na portaria n 2529 de 19/10/2006.

A princípio serão atendidos, pacientes adultos e idosos, portadores de patologias crônicas: seqüela de AVC, doenças do aparelho respiratório, síndrome demencial, doenças neurológicas, seqüelas de politraumas, além de portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos. 

REFERÊNCIA E CONTRA REFERÊNCIA 

Considerando a importância da construção de relacionamento na rede de saúde, o projeto procurou estabelecer comunicação com a equipe das Unidades de Atenção Básica da área de abrangência da residência do paciente e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Havendo instabilidade clínica, o pronto socorro do Hospital Regional assegura o atendimento, sendo o transporte do paciente do domicílio ao hospital via SAMU (suporte avançado). É encaminhado um ofício á Coordenação do SAMU sempre da internação domiciliar do paciente.

CRITÉRIOS DE ALTA 

Mantendo estabilidade clínica e sem necessidade de tecnologia especializada, o paciente receberá alta da internação domiciliar, (ANEXO XI) sendo transferido formalmente o caso ao PSF (Programa de Saúde da Família) ou unidade básica de saúde, com preenchimento de formulário de transferência do caso e contato presencial com a equipe que será responsável pela atenção ao paciente;
Mudança da área de abrangência;
Opção do paciente ou família por prescrição ou orientações de profissionais externos;
Óbito. 

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ATENÇÃO PRESTADA PELO SAID 

A avaliação e monitoramento do serviço implantado serão contemplados por meio de ficha de avaliação de satisfação do usuário preenchida pela família do paciente (anexo XII) e também pelos indicadores abaixo relacionados, conforme preconizados pela portaria n.2529 de 19/10/2006.
Os indicadores para seguimento são construídos e avaliados mensalmente, a saber:

1) Taxa de internações ou reinternações hospitalares (TIR) 
             
            Número de internações ou reinternações hospitalares X 100
 TIR =  ________________________________________________
           Total de pacientes atendidos pelo SAID

2) Taxa de alta do SAID (TAS)
             Número de pacientes que recebem alta do SAID X 100
  TAS=   ________________________________________________
              Número de pacientes atendidos pelo SAID no período
             
3) Taxa de usuários do SAID (TUS)
            Número de usuários do SAID X 100
 TUS= ____________________________________
            Número de pacientes internados no HRMS

4) Taxa de satisfação dos usuários (TSU)
           Número de usuários ou cuidadores que declaram satisfeitos X 100
 TSU= _____________________________________________________
           Número de usuários ou cuidadores que avaliaram o atendimento

5) Taxa de mortalidade  (TM)
           Número de óbitos dos pacientes em internação domiciliar/mês X 100
  TM= _____________________________________________________
           Número total de pacientes que receberam atendimento domiciliar no mês 

OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS 

Os recursos financeiros serão oriundos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e Fundação de Saúde (HRMS).

CONCLUSÃO

Internação domiciliar é o cuidado prestado no domicílio do paciente, em alternativa à internação hospitalar por equipe técnica habilitada e multiprofissional da área de saúde, com estrutura específica para esta finalidade.
A atenção no domicilio encontra-se integrada ao Sistema Único de Saúde que busca nova modalidade assistencial, uma nova forma de atenção à saúde inserida nas mudanças que estão ocorrendo referente ao perfil demográfico e epidemiológico, com conseqüente aumento de sobrevida da população e das doenças crônicas que, aliadas a outros fatores, levam a um aumento de demanda de internação hospitalar, convergindo na superlotação, faltas de leitos e considerável aumento de custos com a saúde.
Com a implantação do SAID espera-se uma redução de tempo médio de permanência, aumento da taxa de rotatividade, redução da taxa de infecção hospitalar e maior retorno ao convívio social do paciente, com atendimento humanizado.

BIBLIOGRAFIA

Araújo, FG; Rates, SMM. Co-gestão e humanização na saúde pública. Experiências Construídas no Hospital Municipal Odilon Behrens. C.N.M.B.Ribeiro. Pág. 289-314.

Brasil. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Manual de assistência domiciliar na atenção primária à saúde; organizado por José Mauro Ceratti Lopes.Porto Alegre : Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, 2003.

Lacerda MR. Os custos da assistência domiciliar para a família: impacto em suas relações afetivas/efetivas, estamos pensando esta realidade?                       
Mesquita SRAM, Anselmi ML, Santos CB, Hyashiba M. Programa de internação interdisciplinar de internação domiciliar em Marilia/SP: custos de recursos materiais consumidos. Revista Latino-americano enf. 2005 Jul/Ago 13(4):555-61.

Pessini L; Bertachini L. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: São Camilo/Loyola, 2004.

Portaria nº 2416 de 23 de março de 1998 – Estabelece requisitos para credenciamento de hospitais e critérios para realização de internação domiciliar no SUS

Portaria nº 2529 de 19 de outubro de 2006 – Institui a internação domiciliar no âmbito SUS.

Resolução CFM nº 1668/2003 – Dispõe sobre normas técnicas necessárias à assistência domiciliar de paciente.

Sandra R.A.M. Mesquita; Maria L. Anselmi; Claudia B. dos Santos; Miyeko Hayashida. Revista Lat-Am Enfermagem 2005 Jul/Ago 13(4) Ribeirão Preto.

Silva, K L; Sena R; Leite JCA; Seixas CT; Gonçalves AM. Internação domiciliar no sistema único de saúde. Rev. Saude Publica, 2005; 39(3): 391-7. 

ANEXOS 
ANEXO I

Loteamentos+do+Distrito+Sul[1]


ANEXO II
                                                                                                         SAID/HRMS



TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Eu, ______________________________________________________________________________, Declaro ter sido entrevistado (a) pela equipe técnica do SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul - HRMS, como responsável pelo paciente: ______________________________________________, com idade de _________ ano, do sexo _____________________, de cor  ____________, Portador (a) do RG _____________________, em que me foi dado (a) ciência que:

1-) O Paciente não apresenta condições de ser incluído no Programa, devido a:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Anular o campo 1, caso preenchido o Campo 2)
2-) O paciente será incluído no Programa e desde já, passo a responsabilizar-me pelo equipamento, materiais e medicamentos que forem locados no domicilio – endereço: _________________________
____________________________________, Número: _________ Bairro:  _____________________.

Declaro também, estar ciente e de acordo  que tomarei as providências necessárias para execução dos procedimentos e prescrições dos elementos da equipe técnica, em relação ao paciente sob minha responsabilidade.

Campo Grande, MS, _____/ _____/ _____.


_________________________________                
                                                            ___________________________________
(testemunha)                                                                                                                                       (responsável)





ANEXO III
                                                              SAID/HRMS

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR – SAID

FICHA DE INTERCONSULTA

Data da solicitação:__/__/__    SAID Nº:_________________
Nome:______________________________________PRONT: __________  Idade:______ Sexo:____
Data de nascimento:___/___/___   Fone:________________________/_________________________
Endereço:_____________________________________________________________  Nº:_________
Bairro:__________________________________________Ponto de referência:__________________
Patologia:__________________________________________________________________________
Responsável pelo encaminhamento DRº___________________________________________________

(  ) é consciente                      (  ) está com SNE                                   (  ) tem colostomia-ileostomia
(  ) é orientado                        (  ) está com SNG                                  (  ) tem cistostomia/urostomia
(  ) verbaliza                           (  ) está com traqueostomia plástica       (  ) tem gastrostomia/esofagostomia
(  ) é acamado                         (  ) está com traqueostomia metálica     (  ) tem úlcera der pressão
(  ) deambula sem auxílio       (  ) tem SVD                                           (  ) tem outras lesões de pele

Sinais Vitais:  PA       X       mmHg                  T:                     0C:                    P:        bpm
Outras observações:











                                      
                                                          Ass. MÉDICO ASSISTENTE



                                                             ANEXO IV
                                                                                                         SAID/HRMS

___________________________________AVALIAÇÃO SOCIAL DO PACIENTE

Paciente________________________________________________________ Idade: ____________ sexo:____
 Data de Nascimento: _____/____/_____ Naturalidade:____________________________________ Religião:____________________________ Escolaridade:_________________________-Endereço:__________________________________________________________________________________
Situação Profissional Previdenciária:
Profissão:____________________________________________- Ocupação Atual:_______________________
Empregado:
Local de Trabalho:____________________________________ Vínculo Previdenciário: (    ) sim  (    ) não
Tempo de Trabalho:___________________________________
Desempregado:
Há quanto tempo?__________________ Quanto tempo não contribui para previdência social?______________
Aposentado:
Quanto tempo?_____________________________
Composição Familiar:
Quantas pessoas moram sob o mesmo teto?_________ Renda familiar:____________ Per capita R$__________
Nome dos familiares
Idade
Grau de Parentesco
Ocupação
Contribuição na renda familiar































Relação Familiar
Cuidador:________________________________________________ Grau de parentesco__________________
Telefone residencial_______________ Celular __________________
Situação Habitacional:
(    ) Alvenaria      (    ) Casa              (    ) Apartamento               (    ) Madeira(    ) Outros:_______________
Número de cômodos:_______________
Infraestrutura
Água encanada: (    ) sim  (  ) não     uz elétrica: (  ) sim   (  )não      Poço: (    ) sim             (   ) não
Fossa: (    ) sim  (    ) não                   Pavimentação: (    ) sim  (    ) não
Instalação Sanitária:
(    ) Interno (    ) Externo                   (    ) Individual     (    ) Coletivo
Dejetos:
(    ) Limpeza Pública                         (    ) Aterro                            (    ) Enterrado                     (    ) Outros
Tipo de água utilizada para beber no domicílio:
(   ) Filtrada           (   ) Fervida     (   )   Clorada(   ) Minera   (    )                (   )Sem tratamento
Saúde:
Unidade Básica de referência: ________________________________________________________________
Observações Gerais:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________
Assinatura da Assistente Social HRMS



                                                             ANEXO V
                                                                                                         SAID/HRMS

PLANO TERAPÊUTICO DO PACIENTE
Paciente:                                                                                                                         Data____/____/_____


PROBLEMAS IDENTIFICADOS






AÇÃO
COMO?
RESPONSÁVEL
PRAZO
OBSERVAÇÕES































































_________________________________________________________________
Ass. E Carimbo da Equipe SAID

OBS: Será necessário que o período de reavaliação seja preenchido no plano de ação.


                                             ANEXO VI
SAID                                    FICHA DE AVALIAÇÃO MÉDICA

PACIENTE: ________________________________________________________IDADE:_________

HISTÓRIA DE PREGRESSA DA MOLÉSTIA ATUAL:





MEDICAMENTOS EM USO E POSOLOGIA:




ANTECEDENTES PESSOAIS:



ANTECEDENTES FAMILIARES



EXAME FÍSICO: ___________ P.A: _________ F.C: _________ T: ________ F.R: _________






HIPÓTESE DIAGNÓSTICA:


CONDUTA MÉDICA:






___________________________________
DATA: ____/ ____/ _____                                                                                                                         Ass. e Carimbo do Médico (a)


ANEXO VII
                                                                                                         SAID/HRMS

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
Nome:
Idade:                           Data:_____/_____/_____        Sexo: (   ) masculino      (   ) feminino
1. DOMÍNIO PROMOÇÃO DE SAÚDE






DADOS SÓCIOS – ECONÔMICOS:
Condições de moradia:
Mora com quem:

ANTECEDENTES PESSOAIS:
Estado Civil:_____________________ Nº filhos:____________________ Higiene: (  ) adequada    (  ) regular
Tabagismo: Há quanto tempo_______ Quantos cigarros/dia______ Parou há quanto tempo____________________
Etilismo: Quantidade __________ tipo de bebida___________ Parou há quanto tempo________________________
Drogas: Tipo________ Quantidade____________ Tempo de uso_________________________________________
Doenças: (  ) DM     (  ) Cardiopatias       (  ) HAS          (  ) Hepatite        (  ) Infecto-contagiosa
Informante:________________________________________
2. DOMÍNIO NUTRIÇÃO
Alimentação:____________________________Deglutição:____________________________________________
Hábitos Alimentares:___________________________________________________________________________
Ingesta hídrica:________________________________________________________________________________
Estado Nutricional:_______________________________Intolerância Alimentar:__________________________
3. DOMÍNIO ELIMINAÇÃO
Diurese: (  ) sem alterações      (  ) CVD         (  ) CVI          (  ) Dispositivo externo        (  ) Fralda
Características:__________________________________________Sedimentos: (  ) sim   (  ) não
Evacuação: (  ) sem alterações     (  ) ileostomia      (  ) colostomia       (  ) adequada
Características:________________________________________________________________________________
Sudorese:__________________________________________Ciclo Menstrual:_____________________________
4. DOMÍNIO ATIVIDADE/REPOUSO
PA:___/____ mm/Hg      FC: _____  FR: ____rpm   T:___ 0Dextro____ Saturação O2:________
Respiração:
Tórax                                                                                  Tosse:
Ausculta pulmonar:
Ausculta Cardíaca:
Cabeça:                                                               Cabelo e Couro cabeludo:
Postura:                                                               Orelhas:
Olhos e pálpebras:
Nariz:
Boca:                                                                      Hálito:
Pescoço:                                                                 Mamas:
Abdome:                                                                Ruídos Hidroaéreos:
MMSS:
MMII:
Grau de dependência:
Atividade Motora: ANEXO VI
                                                                                                         SAID/HRMS

Sono:                                                   Recreação: (  ) TV   (  ) Jogos   (  ) Nenhuma   (  ) Outras

5. DOMÍNIO PERCEPÇÃO/COGNIÇÃO
Fala:_________________________________________________________________________________________
Comunicação:_________________________________________________________________________________
Estado Mental:________________________________________________________________________________
Acuidade auditiva:____________________________Acuidade visual:___________________________________
Pupilas:_____________________________________Resposta a estímulos dolorosos:_______________________
6. DOMÍNIO RELACIONAMENTO DE PAPEL
Família:(  ) presente  (  ) ausente   (  ) adaptada para o cuidado   Outros ( cuidador):              Grau de parentesco:

7.DOMÍNIOS PRINCÍPIOS DA VIDA
Religião:

8. DOMÍNIO SEGURANÇA/PROTEÇÃO
Pele:___________________________________________Turgor:_______________________________________
Mucosa Ocular:_______________________________________________________________________________
Mucosa oral:__________________________________________________________________________________
Língua:______________________________Lábios:____________________Dentição:______________________
Pescoço:______________________________________________________________________________________
Ouvidos:__________________________________Leito Ungueal:_______________________________________
Fatores de risco: (  )Fumante  (  )Obesidade  (  )Diabetes   (  )Hipertensão   (  ) Etilismo   Outros:
Alergias:
Cirurgias anteriores:
Hospitalizações anteriores:
Equipamentos no domicílio: (  ) cama hospitalar     (  ) Cadeira de banho     (  ) Aspirador      (  ) Inalador                    (  ) Colchão caixa de ovo/água     (  ) outros
Em uso de Antibioticoterapia:_______________________Qual:________________________________
1: Lesões/Úlceras por pressão. 2: Úlceras venosas. 3: Úlceras arterial. 4: Úlceras artero-venosas.                 5: Fasciotomias. 6: Celulites. 7: Queimaduras
Local
Tipo
Dimensões
Tecido
Borda
Exudato
Cobertura/Prescrição










































Uso de Medicamentos
Nome
Dose/Via
Horário
Tempo




















Sondas/Cateteres/Drenos/Estomias

9. DOMÍNIO CONFORTO
Algias: ____________________________________  Tipo:______________________________________
Local:
                                             
                                             ____________________________________Assinatura e Carimbo Enfermeiro (a)


ANEXO VIII
                                                                                                         SAID/HRMS

FICHA DE AVALIAÇÃO – FISIOTERAPIA

NOME:____________________________________________________ Nº SAID_______________
IDADE:_______  DATA DA AVALIAÇÃO:___/___/___    CUIDADOR:____________________

AVALIAÇÃO MOTORA
1. Faz Fisioterapia Ambulatorial:
(   ) Sim                                      (    ) Não
2. Amputação:
(   ) Sim                                      (    ) Não
3. Acamado:
(   ) Sim                                      (    ) Não                                      (    ) Cadeirante
4. Fraqueza Muscular Generalizada:
(    ) Sim                                     (    ) Não
5. Hemiplegia
(    ) Direita                                 (    ) Esquerda                              (    ) Completa
(    ) Incompleta                          (    ) Predomínio braquial            (    ) Predomínio Crural
6. Paraplegia
(    ) Sim                                      (    ) Não
7. Tetraplegia
(    ) Sim                                       (    ) Não
(    ) Completa                              (    ) Predomínio Braquial            (    ) Predomínio Crural
8. Alteração do Equilíbrio
(    ) Estático:                                (    ) Sentado                                 (    ) Em pé
(    ) Dinâmico                              (    ) Mantém equilíbrio

9. Alteração Tônus Muscular
(   ) MSD                                       A- ausente                                    E- hipertônico moderado
(   ) MSE                                        B- normal                                     F- hipertônico grave
(   ) MID                                        C- hipotônico                               G- clônus
(   ) MIE                                         D- hipertônico leve
10. Força Muscular
(   ) MSD                                       A- preservada                                   
(   ) MSE                                        B- esboço de contração                              
(   ) MID                                        C- diminuída              
(   ) MIE                                         D- não apresenta
11. ADM- Amplitude de Movimento
(   ) MSD                                       A- preservada                                   
(   ) MSE                                        B- diminuída                                   
(   ) MID                                       
(   ) MIE                                        
12. Deformidades
(    ) MSD                                       A- Sim
(    ) MSE                                        B- Não
(    ) MID
(    ) MIE
(    ) Coluna
13. Mudança de Decúbito
(    ) Sim                                            (    ) Não                                            (    ) Com auxílio
14. Permanece sentado
(    ) Sim                                            (    ) Não                                            (    ) Com auxílio
15. Senta Sozinho
(    ) Sim                                            (    ) Não                                            (    ) Com auxílio
                             SAID/HRMS

16. Permanece me pé
(    ) Sim                                            (    ) Não                                            (    ) Com auxílio
17. Fica em pé sozinho
(    ) Sim                                            (    ) Não                                            (    ) Com auxílio
18. Marcha
(    ) Sim                                                      (    ) Não                                           
(    ) Com auxílio                                         (    ) Muleta                                       (    ) Andador
(    ) Apoiando-se em paredes móveis         (    ) Apoiando-se em outra pessoa            
19. Alterações cognitivas
(    ) Sem alterações                           (    ) Afasia
20. Em uso de:
(    ) SNE                                            (    ) Gastrostomia                             (    ) Prótese
(    ) Traqueostomia                            (    ) Ortese                                        (    ) Imobilização
(    )Fixador externo                            (    ) Tração                                       (    ) Adaptações
(    ) Oxigênio
FREQUENCIA DE ATENDIMENTO
(    ) SEMANAL                                (    ) QUINZENAL                                 (    ) MENSAL
(    ) BIMESTRAL                             (    ) ORIENTAÇÕES
PLANO TERAPÊUTICO




AVALIAÇÃO RESPIRATÓRIA                DATA:____/_____/_____
1. Faz uso de traqueostomia:
(    ) Sim                            (    ) Não
2. Necessita de Aspiração
(    ) Sim                            (    ) Não
3. Apresenta tosse assistida
(    ) Sim                            (    ) Não
4. Apresenta expectoração espontânea
(    ) Sim                            (    ) Não
5. Faz Fisioterapia respiratória ambulatorial
(    ) Sim                            (    ) Não
FREQUENCIA DE ATENDIMENTO
(    ) SEMANAL                                (    ) QUINZENAL                                 (    ) MENSAL
(    ) BIMESTRAL                             (    ) ORIENTAÇÕES
PLANO TERAPÊUTICO



                      


                                                ______________________________________
                                                  Assinatura do Fisioterapeuta - HRMS










ANEXO IX
                                                                                                         SAID/HRMS

ANAMNESE NUTRICIONAL
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
Nome:________________________________________Prontuário:_______________Idade:_________
Cuidador:____________________________________Parentesco:______________Idade:______
H.D.:__________________________________________________________________________
Conduta Nutricional na Alta Hospitalar:
(     ) Não                               (     ) Sim                               Qual?______________________________________

DADOS ANTROPOMÉTRICOS
Peso atual/estimado:
C.Punho:
Peso habitual:
C.B.:
Altura:
Adequação % C.B.:
Altura do joelho:
C.Panturrilha:
IMC:
Classificação E.N.:

HISTÓRICO NUTRICIONAL
Terapia Nutricional:
1.Via Oral:            (     )Não                                (     )Sim                 Consistência:___________________________
Nº ref./dia:_________     Refeições junto à família: (     )Não                (     ) Sim
Alteração de apetite: (     ) Não        (     ) Sim                (     ) Leve              (     ) Moderado    (     ) Grave
Dificuldade para mastigação/deglutição: (     ) Não                   (     ) Sim                Qual?_____________________

2. Via Enteral: (     ) Não    (     ) Sim                (     ) GTM             (     ) CNE              (     ) Jejuno
Calorias/dia:_________ Fracionamento:________ Volume Total:__________ Suco (fruta):____________
H.I.: (     ) irregular              (     ) regular          Nº evacuações/dia:________________________________________
H.U. (     ) irregular              (     ) regular          I.H.: _____________ ml/dia

Classificação das Condições Higiênico – Sanitárias no domicílio:
Equipamentos: (     ) Ótimo                              (     ) Bom                             (     ) Regular                        (     ) Ruim
Utensílios:       (     ) Ótimo                 (     ) Bom                             (     ) Regular                        (     ) Ruim
Obs:______________________________________________________________________________________
Frequência de Acompanhamento:
(     ) Semanal                      (     ) Quinzenal                    (     ) Mensal                         (     ) Sem Perfil
Conduta Inicial Domiciliar: ______________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Data: _____/_____/_____                                                                          ______________________________
                                                                                                                                        Nutricionista




ANEXO X
                                                                                                         SAID/HRMS




















REQUISIÇÃO SEMANAL DE MATERIAIS

Solicitado
Dispensado
Unidade
Código
Descrição



























































































































































_________________________________                                         _______________________________
Nome completo                                                                                  Entregue por



_____/_____/_____

_______________________________                                                                                                                       Recebido por









ANEXO XI
                                  SAID/HRMS
TERMO DE DESLIGAMENTO DO ATENDIMENTO DOMICILIAR

O paciente_____________________________________________residente e domiciliado (a) Rua/Av.:___
____________________________________ nº_________ complemento________ Bairro______________
 na cidade de _______________________, Estado de __________, tendo como responsável ___________
_______________________________________ RG nº ___________________ CPF_________________
matriculado no programa do  SAID/HRMS sob o nº _________________, recebeu atendimento no período
 de ____________ à ____________ e será desligado do Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar
a partir de _________________, com total conhecimento e responsabilidade da família, tendo preenchido
 critério de alta do SAID/HRMS.

Motivo:______________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________


Campo Grande-MS, _____________ de ________________ de _____________.


_______________________________________________
Responsável e /ou usuário


_______________________________________________
1° Testemunha


________________________________________________
2° Testemunha


__________________________________________________
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul


































ANEXO XII
                                  SAID/HRMS

DATA: ___/____/___.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR
Sua opinião é muito importante.

Paciente:__________________________________________________________________________

Assinale o conceito correspondente ao seu grau de satisfação com os serviços utilizados
ÓTMO
BOM
REGULAR
RUIM
1. O atendimento domiciliar prestado a sua família pela equipe do SAD é considerado por vocês.




2. Em caso de “piora” do paciente ou alguma necessidade específica, a equipe atende prontamente?




3. Os profissionais da equipe tem demonstrado interesse em resolver os problemas, situações ou dificuldades apresentadas pela família.




4. Como você avalia a freqüência das visitas da Equipe.





Em caso de dúvida ou reclamação sobre o serviço quem você procura?

__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Que sugestões ou comentários teriam para dar à equipe, buscando a melhoria do atendimento?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________ 


2 comentários:

  1. olá gostei muito do artigo, gostaria de saber como agendo uma visita no SAID HRMS, pois estou com uma pesquisa referente ao assunto, att Suelen

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  2. olá, suelen!
    aí estão as informações de contato... conversa com a bete que é uma pessoa muito bacana e disseminadora desse trabalho...
    Telefones de Contato:
    Coordenação: 67 9222.0033 e 67 3378.2579 (sala do SAID)
    email coordenação: betedduarte@gmail.com
    abraço grande

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