conforme combinado com alguns parceiros de discussão, estou postando o material relacionado ao Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar - SAID, desenvolvido pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008.
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros!
aí vai a segunda postagem...
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008.
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros!
aí vai a segunda postagem...
Adequações para habilitação do Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (SAID).
O SAID é um serviço substitutivo ou complementar á internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e operacionalização de 01 Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e 01 Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que atende a uma população de 167(cento e sessenta e sete) mil habitantes que compõe o Distrito Sanitário Sul de Campo Grande, e está locado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – HRMS.
Conforme os níveis de complexidade e freqüência de atendimento, o SAID realiza 02 (duas) modalidades de Atendimento: Atenção Domiciliar tipo 2 (AD2) e Atenção Domiciliar tipo 3 (AD3).
O SAID assegura a retaguarda de especialidades, métodos complementares de diagnóstico, internação hospitalar no HRMS, atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM) conforme necessidade durante 24 horas e remoção do usuário através de ambulância do HRMS ou SAMU quando necessário.
A referida equipe conta com uma estrutura física que compreende uma sala de reunião e atendimento ao público, além de arquivo para os documentos, aparelho telefônico e computador. Existe a disposição do serviço um veículo automobilístico para transporte da equipe em função dos atendimentos domiciliares prestados de segunda-feira a domingo no período diurno.
Os equipamentos e os materiais permanentes utilizados nas internações domiciliares são disponibilizados pela Central de Equipamentos e Setor de Patrimônio do HRMS. Os materiais de insumo e medicações utilizadas pelos pacientes no domicílio são dispensados pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do HRMS.
Temos como proposta a aquisição de 01 ambulância para transporte dos pacientes em atendimento domiciliar e um veículo utilitário para transporte da equipe multiprofissional, equipamentos, medicações e materiais utilizados pelos pacientes no domicílio.
O SAID funcionará de segunda a sexta-feira 12 horas/dia com plantões nos feriados e finais de semana (escala anexa), assegurando a continuidade do atendimento.
A respeito do programa de qualificação do cuidador, após sua identificação o mesmo é treinado pela equipe multiprofissional do SAID, de acordo com o quadro clínico e conforme Projeto Terapêutico Singular elaborado pela equipe para o paciente inserido na atenção domiciliar. Após treinamento o cuidador passa por um check list e assina um documento onde declara que recebeu orientações e que está apto a executá-las (segue anexo).
Mensalmente são realizadas reunião dos cuidadores onde acolhemos dúvidas e queixas dos usuários e familiares e/ou cuidador, e elaboramos orientações através de vídeos e palestras sobre os assuntos pertinentes aos cuidados em domicílio.
Os cuidadores e usuários recebem a Cartilha do Cuidador, que contém orientações sobre o serviço, cuidados no domicílio e telefone de contato da coordenação do SAID se houver qualquer dúvida ou intercorrência.
Quanto ao programa de educação permanente para as equipes de EMAD e EMAP são realizadas Ações de Educação Permanente, cursos sobre feridas, curativos, ostomias, cuidados paliativos, manuseio de equipamentos de suporte ventilatório não invasivo (CPAP e BIPAP), Concentrador de O2. Participação das equipes em Seminários e Congressos sobre Atenção Domiciliar e Política Nacional de Humanização do SUS (PNH).
A avaliação e monitoramento do serviço implantado serão contemplados por meio de ficha de avaliação de satisfação do usuário preenchida pela família do paciente, e também pelos indicadores abaixo relacionados, conforme preconizados pela portaria n.2529 de 19/10/2006.
Os indicadores para seguimento são construídos e avaliados mensalmente, a saber:
1) Taxa de internações ou reinternações hospitalares (TIR)
Número de internações ou reinternações hospitalares X 100
TIR = ________________________________________________
Total de pacientes atendidos pelo SAID
2) Taxa de alta do SAID (TAS)
Número de pacientes que recebem alta do SAID X 100
TAS= ________________________________________________
Número de pacientes atendidos pelo SAID no período
3) Taxa de usuários do SAID (TUS)
Número de usuários do SAID X 100
TUS= ____________________________________
Número de pacientes internados no HRMS
4) Taxa de satisfação dos usuários (TSU)
Número de usuários ou cuidadores que declaram satisfeitos X 100
TSU= _____________________________________________________
Número de usuários ou cuidadores que avaliaram o atendimento
5) Taxa de mortalidade (TM)
Número de óbitos dos pacientes em internação domiciliar/mês X 100
TM= _____________________________________________________
Número total de pacientes que receberam atendimento domiciliar no mês
Elizabete Dutra de Andrade Duarte
Coordenação do SAID
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