domingo, 18 de março de 2012

Cartilha do Cuidador - SAID - HRMS


conforme combinado com alguns parceiros de discussão, estou postando o material relacionado ao Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar - SAID, desenvolvido pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). 
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da  Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008. 
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros!
aí vai a TERCEIRA postagem... parte do texto desconfigura, mas não perde o conteúdo! 
 
CARTILHA DO CUIDADOR

                                                           (1ª edição - 2011)                  
                             

   Equipe do SAID: 
Elizabete Dutra de Andrade Duarte – Coordenadora
Alexandra Regina Casarin Barbosa – Médica
Márcio Nasser Cubel - Médico
Maria Izabel de Abreu Deotti – Ass. Social
Lílian Eliane Flores de Oliveira – Enfermeira
Renata Donaire Ferreira – Fisioterapeuta
Paulo Fernando de Azambuja – Técnico de Enfermagem 

Objetivo:
O projeto visa garantir o atendimento ao paciente de forma segura no ambiente domiciliar. Receberá todo atendimento por uma equipe multiprofissional composta por uma coordenadora, médico(a), enfermeiro(a), assistente social,fisioterapeuta e demais, se houver necessidade. 

O que é? 
A proposta do serviço é garantir a desospitalização, ou seja, dar a continuidade do atendimento ao paciente, em sua residência.

Porque? 
O projeto visa oferecer ao paciente, toda estrutura hospitalar que precisa para sua recuperação, de forma humanizada.
Dessa forma o paciente permanecerá no meio familiar; próximo de parentes e amigos.

Qual paciente poderá usar desse benefício? 
Em conformidade com os preceitos do SUS, serão atendidos os pacientes com quadro clínico estável e que exija tecnologia especializada, não necessitando de internação hospitalar para o tratamento clínico.

Nesses casos serão atendidos todos os pacientes do Estado/ MS?
Não.
O projeto ainda é pioneiro no Estado e, no momento só serão atendidos os pacientes da Capital e, que residem no Distrito Sanitário Sul de Campo Grande, composto por 167.000(cento e sessenta e sete mil) habitantes.

Como será escolhido o paciente? 
O paciente deverá estar internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul/ HRMS. A médica da equipe/ SAID - Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar, será chamada para avaliação do quadro clínico do mesmo e posterior internação domiciliar, se a família também aceitar.
                                                                     
Como será o próximo passo?                 
A Assistente Social será comunicada para realizar a visita domiciliar; averiguar as condições sociais de ambiência, certificar se há o cuidador e fazer os encaminhamentos necessários através de relatório técnico, à coordenação do SAID. Após isso, serão tomadas as devidas providências para que os demais profissionais da equipe façam o plano de ação do atendimento ao paciente.

E se a família aceitar? 
A Assistente Social também irá explicar os detalhes de como funciona o atendimento domiciliar.
Será assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pelo familiar ou responsável legal do paciente.
  
O que é o cuidador do paciente? 
O cuidador é uma pessoa da família ou responsável pelo paciente que terá a responsabilidade de receber e executar as orientações da equipe do SAID, para os cuidados com o paciente, em casa.
O cuidador também poderá ser outra pessoa de confiança da família do paciente.

E porque a necessidade do cuidador? 
O cuidador será a pessoa que receberá todas as orientações da equipe - SAID, nos cuidados com o paciente, em casa. 

E se a família não tiver nenhuma pessoa para ser o cuidador? 
Caso a família não disponha de nenhuma pessoa, a internação domiciliar não poderá ser concretizada.

Como será então, o atendimento da equipe, ao paciente? 
Cada profissional da equipe fará avaliação do paciente; traçando assim, um plano terapêutico; ou seja: 
Semanalmente o paciente será reavaliado pela equipe e, as visitas programadas poderão ser alteradas conforme a necessidade do paciente.  
  
É seguro esse tipo de atendimento ao paciente?      
Sim. O paciente receberá todos atendimentos e atenção necessária a sua doença e com todo suporte técnico dos profissionais da saúde e os equipamentos necessários, como estivesse internado no Hospital. 

O paciente pode ser desligado do Serviço? 
Sim. O paciente poderá ser desligado caso as orientações da equipe/SAID não sejam cumpridas pela família ou cuidador.
                                                             
Este serviço de internação domiciliar tem custo financeiro ao paciente, familiar ou responsável legal? 
Não. O atendimento está integrado ao SUS - Sistema Único de Saúde e custo zero; ou seja, 100% gratuito.  

E por que o SUS – Sistema único de Saúde está fazendo isso? 
Com a implantação do SAID – Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar, espera-se reduzir o tempo médio de permanência no Hospital, evitando assim, risco de infecção hospitalar e maior retorno do paciente ao convívio familiar e social; reforçando também o atendimento humanizado ao paciente e familiares.  
 
Já em casa o que fazer com o paciente numa emergência? 
Em caso de emergência, a família ou o cuidador deverá acionar o SAMU (192)
  
E para onde será encaminhado o paciente? 
Como o paciente é atendido pelo SAID, o mesmo será encaminhado para o Hospital Regional/HRMS.
No Pronto Socorro haverá uma lista com os nomes dos pacientes em internação domiciliar. 

Prontuário do paciente. 
Na casa do paciente ficará um prontuário (pasta contendo prescrição, evoluções da equipe multiprofissional e exames médicos) que deverá estar sempre perto do paciente, sendo levado ao Hospital sempre que o paciente precisar de avaliação.
 
E quem irá atendê-lo?   
Em qualquer horário, o paciente será recebido pelo médico plantonista do Pronto Socorro para prestar o primeiro atendimento baseado nas informações clínicas (pasta do paciente) em posse da família.
O médico tomará a conduta necessária (exames, medicações, outros) e, informará a médica do SAID para definir se o paciente permanece internado no Hospital ou retorna para internação domiciliar.

E depois, como fica o paciente? 
O médico(a) do serviço, fará o atendimento e se houver necessidade, solicitará os exames complementares necessários. Caso haja necessidade, o paciente permanece internado no Hospital até sua estabilidade e após, retorna à Internação Domiciliar. 

Quando o paciente recebe alta do atendimento/SAID? 
O paciente recebe alta do serviço/SAID assim que estiver estável conforme avaliação de rotina do médico(a) e da equipe/SAID, bem como familiar/cuidador já em condições nos cuidados diários  com o paciente.

Quais os materiais fornecidos
A avaliação da necessidade dos materiais utilizados pelo paciente, em sua residência, será avaliada pela equipe e, fornecido em etapas conforme a necessidade. 

ATRIBUIÇÕES DO CUIDADOR (conforme orientações do profissional):
 ·       Ajudar no cuidado corporal, como: cabelo, unhas, barba, banho, higiene bucal;
·       Estimular e ajudar na alimentação;
·       Ajudar na locomoção e atividades físicas apoiadas – andar, tomar sol, movimentar as articulações;
·       Fazer mudanças de decúbito e massagem de conforto;
·       Servir de interlocutor entre o doente/família e a equipe;
·       Administrar medicações conforme prescrição médica;
·       Informar a equipe as intercorrências;
·       Participar mensalmente da reunião com a equipe multiprofissional / SAID. 

PROTOCOLO PARA ADMINISTRAR DIETA POR SONDA NASOENTERAL/GASTROSTOMIA

1- O que é alimentação por Sonda ou por Gastrostomia? 
É o método empregado para introduzir alimentos no estômago, por meio de uma sonda nasogástrica ou gastrostomia.

2- Para que tipo de paciente é indicado esse procedimento? 
É indicado para pacientes inconscientes, que recusam a alimentação (doentes mentais, pacientes confusos) e para pessoas debilitadas ou com impossibilidade de engolir os alimentos.

3- Que cuidados devemos ter ao administrar os alimentos por esta via? 
- Lavar as mãos antes e após a administração;
- Administrar a dieta com o paciente sentado (nunca deitado ou dormindo), mantê-lo sentado todo o tempo da administração e por mais uma hora após a dieta ter sido toda administrada;
- Observar a temperatura (37ºC);
- Conferir a data, coloração e aspecto da dieta;
- Conectar o equipo no frasco da dieta e retirar todo o ar antes de conectá-lo na sonda, pois o acúmulo de ar pode causar desconforto gástrico ao paciente causando: dor abdominal, náusea e vômito, dor de cabeça;
- Infundir água sempre após a administração e intervalos regulares durante o dia;
- Após a entrada da dieta, retirar o equipo e deixar a sonda sempre fechada.
- É importante sempre que desconectar a sonda dobrá-la para evitar a entrada de ar (só desdobrar depois de fechada);
- A velocidade da administração do alimento depende da capacidade de absorção do paciente (entre 20 30 gotas por minutos). Quando administrada muito lentamente esfria e deteriora, e quando administrada muito rapidamente, provoca mal-estar, podendo causar refluxo gástrico e vômitos.

CUIDADOS COM ÚLCERAS POR PRESSÃO 
1- O que são Úlceras por Pressão? 
Úlceras por Pressão são feridas que surgem por falta de nutrição dos tecidos, que acontece por falta e/ou diminuição de irrigação sanguínea em determinadas regiões do corpo.

2- Quais são os pacientes de risco para esse tipo de lesão? 
Os pacientes com risco de desenvolver esse tipo de lesão são os acamados ou dependentes de locomoção, tais como: paraplégicos, comatosos, idosos com pouca ou quase nenhuma movimentação, desnutridos, caquéticos, obesos.

3- O que pode causar esse tipo de acometimento? 
- Paciente por longas horas na mesma posição
- Lençóis dobrados e/ou mal esticados na cama, defeito no colchão ou estrado;
- Umidade, paciente por muito tempo molhado por suor, urina e fezes;
- Falta de asseio corporal (banhos regulares e higiene após evacuação e urina);
- Alimentação pobre em proteínas, vitaminas e sais minerais;
- Oferta de pouca água durante o dia, devendo ser oferecido no mínimo 2 litros de água por dia.

4- Qual cuidado deve ter pra prevenir esse tipo de feridas? 
 - Fazer mudança de posição do paciente a cada 2 horas (ou menos se indicado);
- Usar colchão de ar ou tipo casca de ovo;
- Usar rolos, almofadas, bolsa de ar para ajudar no posicionamento do paciente e aliviar áreas de proeminência óssea;
- Sentar o paciente fora do leito, com freqüência, sempre que seu estado permitir;
- Manter a cama limpa, seca e os lençóis bem esticados. Retirar imediatamente qualquer roupa úmida;
- Zelar pela higiene pessoal, evitar esfregar forte ou friccionar a pele do paciente;
- Usar creme hidratante ou óleo para manter a pele hidratada;
- Movimentar pernas, pés, braços e mãos para melhorar a circulação sanguínea;
- Cuidar do estado geral do paciente, oferecendo-lhe alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas. 

5- Como fazer a troca dos curativos? 
A troca de curativos deverá ser feita com cuidados visando não contaminar com sujidade, o que causaria a piora da lesão.
O cuidador deverá proceder da seguinte forma:
- Separar os materiais a serem usados conforme prescrito pelo médico e/ou enfermeiro responsável;
- Lavar as mãos com sabão e água em abundancia; após friccionar com álcool a 70%;
- Calçar luvas de procedimentos e fazer a retirada do curativo colocando esse material num saco de lixo próprio;
- Observar o estado da lesão;
- Se a ferida estiver muito vermelha, inchada, quente, com pus ou mau cheiro informe ao médico e/ou enfermeiro responsável;
- Lavar a área com Soro fisiológico 0,9% e gaze estéril;
- Limpe sempre da parte mais limpa para a mais suja;
- Passar pomadas e/ou óleo conforme foi prescrito e orientado pelo médico e/ou enfermeiro responsável;
- Cobrir a área gazes estéril e fixar com esparadrapo ou fita hipoalergênica.
- Não coloque roupas apertadas em cima do curativo;
- Nunca se deve deixar a ferida aberta; os materiais usados na limpeza da área deverão ser colocados em um saco de plástico e reservado para a coleta conforme foi combinado;
- Agulhas e matérias pérfuro-cortantes deverão ser colocados em uma caixa própria para este tipo de descarte, e guardada para a coleta.
 - Procure não falar próximo do paciente enquanto estiver fazendo a troca do curativo; janelas e portas deverão ser fechadas para evitar a entrada de poeira; desligar ventiladores;
- Nunca deixar o lixo no mesmo ambiente do paciente.
- Qualquer dúvida que surja, não procure informações com terceiros, fale diretamente com a coordenadora da equipe e/ou profissional responsável pelo procedimento.
  
1- O que é traqueostomia? 
Traqueostomia é uma abertura da traquéia para a colocação de um tubo por onde o ar passará a circular, sem interrupções. É realizada em pacientes que apresentem alteração importante na respiração fisiológica. 

2- Quanto tempo uma pessoa poderá ficar com uma cânula de traqueostomia? 
A cânula de traqueostomia será retirada pelo médico, assim que ele constatar que não há mais necessidade do uso.

3- Quando a Cânula for retirada, a abertura da operação se fechará.  
A abertura da traqueostomia se fecha com facilidade e deixa apenas uma pequena cicatriz.

4- Como proceder a troca de curativo em paciente traqueostomizado? 
1- Colocar o paciente sentado e proteger seu tórax com uma toalha;
2- Lavar as mãos com sabão e água abundante; após calçar luvas;
3- Se a cânula for de plástico, verificar se o “cuff” esta insuflado; aspirar o paciente, se necessário;
4- Remover o curativo anterior;
5- Embeber gaze com Soro fisiológico 0,9 % e limpar ao redor da traqueostomia retirando toda secreção existente; fazer o mesmo com a cânula se necessário; usar tantas folhas de gaze quantas forem necessárias;
6- Secar com gaze estéril sem friccionar;
7- Colocar uma gaze dobrada embaixo das abas da traqueostomia, entre a pele da região do estoma e cânula.
8- Trocar a fixação se for necessário; 
Atenção: Caso toda a Cânula de traqueostomia saia do lugar, encaminhe o paciente com urgência ao hospital.
  
ASPIRAÇÃO 
A aspiração faz o paciente respirar melhor, pois retira as secreções da traqueostomia com a ajuda de um aparelho. Deve ser realizada sempre que o paciente tiver secreção, tosse ou ruídos ao respirar. 

Como proceder a aspiração: 
- Lavar as mãos com sabão e água abundante;
- Abrir o soro fisiológico e aspirar em uma seringa de 20 ml, proteger no próprio invólucro;
- Conectar a sonda no extensor do aspirador;
- Ligar o aspirador;
- Calçar luvas;
- Colocar um pouco de soro na traqueostomia;
- Pinçar a extensão e introduzir a sonda na traqueostomia;
- Liberar a extensão e ir retornando a sonda lentamente enquanto aspira secreções existentes;
- Se tiver muita secreção, repetir o procedimento;
- Com a mesma sonda, pode-se aspirar o nariz primeiro e depois a boca; nunca aspirar a boca e seguir para o nariz;
- Introduzir a sonda em solução fisiológica para lavar o extensor;
- Depois de usada a sonda deverá ser descartada em lixo apropriado conforme recomendação;
- O vidro do aspirador e o extensor devem ser lavados sempre que apresentar sujidade.
- Se o material aspirado apresentar cor, mau cheiro, ou apresentar dificuldades de ser aspirado pela sonda,
Informe o serviço de referência – Coordenação do SAID;
- Se a secreção estiver espessa, apresentado dificuldade de ser aspirada, coloque mais solução fisiológica e tente aspirar novamente (JAMAIS use água). 
              
DESCARTE   ACONDICIONAMENTO DO LIXO 
        Os materiais perfuro-cortantes (agulhas, bisturis) não podem ser jogados junto com o lixo comum. Deverão ser acondicionados em  Descartex ( caixa de papelão dura, confeccionada própria para esse fim. Não deverá ser cheia, e sim usada 2/3 de sua capacidade, fechada e lacrada aguardando a retirada conforme especificado pela coordenadora do programa.               
        
Elaboração:
Assistente Social - Maria Izabel de Abreu Deotti / HRMS 
Telefones de Contato:
 Coordenadora:
·       67 9222.0033 
·        67 3378.2579 ( sala do SAID )

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