domingo, 6 de outubro de 2013

flecheira.libertária.312

desde o chile, o autoritarismo segue
As marcas de uma ditadura são imediatamente visíveis. Como no Brasil, os policiais pelas ruas de Santiago, no Chile, fazem-nos sentir como se estivéssemos em um país ocupado por forças militares. Essa semana dois conhecidos torturadores foram transferidos de uma prisão para outra. Houve protestos e intensa cobertura da imprensa. Dizem ser uma questão de justiça, pois os presos gozavam de regalias em uma prisão que, segundo certos chilenos, mais parecia um hotel 5 estrelas. A prisão dos torturadores e os reclames por justiça confirmam o autoritarismo que segue na democracia. As regalias aos condenados torturadores, apenas confirmam a seletividade penal. Para que cesse o autoritarismo, deveriam ao invés de prender os torturadores, cerrar de vez as prisões.
política das ruas
As ruas em Santiago exibem muros pichados com uma série de protestos contra a polícia e o governo. Alguns expõem a saúde de quem ataca as autoridades. Muitas são inscrições de punks e anarquistas. Outras são assinadas por uma federação anarquista muito expressiva composta por parte do movimento estudantil. No entanto, mesmo entre certos estudantes, ainda há a reivindicação para organizar o movimento. O clamor por organização pode matar um instinto de ódio à autoridade estampado nas paredes.teatrinho Durante as encenações diplomáticas do encontro anual da ONU, um novo (velho) arranjo se articulou: o presidente dos Estados Unidos acenou favoravelmente ao novo presidente do Irã, procurando aproximação. Os EUA querem impedir o Irã de produzir bombas atômicas. O Irã quer continuar a participar do mercado internacional sem as sanções econômicas impostas pelos EUA. Os EUA querem pacificar o Oriente Médio impedindo uma presença ainda maior da Rússia e da China garantindo negócios e posições estratégicas, bem como protegendo seus aliados árabes e israelenses. O Irã quer manter o regime islâmico e sua influência sobre os xiitas da região. Na retórica puritana e democrática dos EUA, o Irã é uma tirania. Na retórica islâmica radical do Irã, os EUA são o “grande satã”. Nos interesses estratégicos e capitalistas, ambos são Estados buscando interesses correlatos.
entre turbantes e gravatas
EUA e Irã visam novas formas de equilíbrio que redimensionem negócios e interesses. Sem apocalipses. Sem guerras santas. Entre Estados, o jogo é o da circunstancial alternância entre guerras em nome da diplomacia, em nome da paz. No fim das contas, em persa ou inglês, é a grana e a preservação do poder político o idioma comum do papo cabeça entre enturbantados e engravatados. 
concessão da internet
Nesse final de semana, foram autorizadas as primeiras conexões de usuários da Internet às redes sociais Facebook e Twitter pela República Popular da China. O país com maior número de conectados no planeta (591 milhões) não teve o acesso em todo seu espaço territorial. A concessão da internet, emitiu licenças para companhias estrangeiras a fim de fornecer o acesso apenas em Xangai, zona de comércio por onde circulam empresários de todos os cantos que precisam estar conectados e cuidar de seus empreendimentos. Quando o país inteiro terá acesso? Questão de tempo. A China e suas empresas ZTE Corp, Huawei Technologies e a Vixtel Technologies vendem monitoramentos de internet para os mais variados países, inclusive para o Brasil. A ditadura chinesa já realizou seus testes pelo ocidente, agora basta ir testando e melhorando o monitoramento. Pequim e o resto do país aguardam ansiosamente a concessão da internet. Enquanto isso, a China continua a vender sua tecnologia, sustentando sua velha ditadura.
asfixia
Um novo sistema de mapeamento digital está sendo aplicado em São Paulo. A nova tecnologia consiste em unir as informações de imagens aéreas, guiadas por GPS, com dados mais específicos, como altura, largura e textura da topografia, possibilitados pelo uso de laser. A justificativa para implementação da nova tecnologia é a regularização do valor dos IPTUs, em função de construções irregulares na cidade. Dessa maneira, em 3 anos, o mapeamento de São Paulo em 3D estará finalizado com atualizações cada vez mais velozes. É uma questão de (pouco) tempo até que os chamados benefícios frente à segurança, com o controle minucioso de cada espaço na cidade, sejam elencados. Já não há espaços de livre circulação. Estar “ao ar livre” é uma expressão que ficou no passado. Estamos todos asfixiados a céu aberto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário