sexta-feira, 12 de julho de 2013

CRPRS reconhece a conquista representada pelo veto parcial ao Ato Médico


O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul reconhece a conquista representada pelo veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao Ato Médico. Trata-se de uma vitória que ocorre em resposta à mobilização que vem sendo realizada há 11 anos pelo Sistema Conselhos de Psicologia e pelos 12 demais Conselhos Profissionais da área da Saúde em defesa da atuação interdisciplinar.

Os dez vetos garantem que não ocorra uma hierarquização das profissões da área da saúde, o que representaria um retrocesso ao modelo de saúde conquistado a partir da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que se articula por meio da atuação das diversas categorias profissionais.

Cabe salientar que somos favoráveis à regulamentação da Medicina, o que consideramos de extrema importância. Isso deve, porém, ocorrer dentro de seus limites técnicos e legais, sem que interfira ou se sobreponha às demais profissões da área da Saúde.

O veto parcial ao Ato Médico representa uma conquista em defesa da autonomia das profissões e da atenção integral em Saúde. A mobilização segue, agora, no sentido de que o Congresso Nacional mantenha os vetos da presidente Dilma, de forma a consolidar o presente texto da Lei, que é uma vitória para as profissões da área da Saúde e para toda a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário