quinta-feira, 27 de setembro de 2012

flecheira.libertária.267


cabresto químico
Foi noticiado na imprensa que entre 2008 e 2012 houve, no Brasil, um aumento de 70% nas vendas de cloridrato de metilfenidato, comercializado como Concerta e Ritalina. Essa droga é receitada principalmente para crianças com diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade. Enquanto Conselho Federal de Psicologia protesta, lançando a campanha “Não à medicalização da vida”, um psiquiatra paulista, conhecido pela defesa da proibição das drogas ilícitas, celebra o crescimento nas vendas, afirmando que os números indicam uma capacidade de diagnosticar mais e melhor. 
droga da obediência
Diagnostica-se mais e mais transtornos. Para todos eles criam-se novas drogas capazes de apaziguar, conformar, adequar, conter, aumentar performances, docilizar. O Concerta/Ritalina é chamado de “droga da obediência” e o seu alvo preferencial são as crianças e jovens. A saúde explicitada na desatenção ou revolta com programas escolares imbecis, pais torpes e professores boçais é convertida de doença em transtorno. A retificação química vem, então, para embotar e amansar o que se expressou vivo e livre. A criação de novos transtornos é tática política de captura e sujeição que prepara cidadãos para a vida cordata e embala negócios vultosos com suas drogas legalizadas.
normalizado
A prefeitura de Xingian, cidade localizada no leste da China encarcerou homens e mulheres em jaulas dispostas pelas ruas. A justificativa da prefeitura foi a de proteger os peregrinos que visitam o templo de Xanshou do achaque de “falsos mendigos”. O chefe do escritório de assuntos civis alegou que as jaulas serviam também para proteger os mendigos de possíveis atropelamentos ou pisoteamentos em meio à multidão. As imagens das jaulas indignaram milhares de ativistas de direitos humanos ao redor do planeta, que lançaram críticas às abomináveis políticas da ditadura chinesa. Todavia, pouco se comentou sobre a justificativa dada pelo governo de que é preciso garantir a segurança tanto dos mendigos como dos peregrinos. As jaulas podem ser mais um negócio da China, atualizando a visibilidade do zoológico humano.
normalizado
Nesta semana, a Rocinha, classificada pelo IBGE como o maior “aglomerado subnormal” da América Latina, recebeu uma nova Unidade de Polícia Pacificadora. Serão oito bases de operações avançadas e uma sede administrativa, localizada no Parque Ecológico, antes utilizado para desova de execuções do tráfico e da polícia. Esta é a primeira UPP instalada em uma favela não considerada totalmente pacificada, por conta dos 13 assassinatos ocorridos desde a ocupação militar, em novembro de 2011, Moradores não escondem que os traficantes dentro da comunidade ainda não foram embora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário