sábado, 6 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde: em defesa do SUS 100% público


Neste Dia Mundial da Saúde a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma o problema da hipertensão arterial como uma das prioridades e metas de investimento em saúde para o ano de 2013. O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul ciente das problemáticas que envolvem a situação da hipertensão afirma, neste dia, a necessidade de que o Sistema Único de Saúde seja 100% público para garantir acesso à saúde, de qualidade, para todos. A Psicologia, como uma profissão do cuidado e afinada aos ideais da Reforma Sanitária, compreende que o cuidado à saúde que garanta promoção, prevenção, tratamento e reabilitação somente será garantido a toda a população brasileira com o fortalecimento do sistema público de saúde e das equipes multiprofissionais.
O CRPRS quer aproveitar a data para reforçar seu posicionamento contra todas as formas de privatização da saúde, em todos os níveis de atenção. Esse posicionamento inclui as diversas formas de gestão no Sistema Único de Saúde que mesclam a iniciativa pública com a iniciativa privada, como as Organizações Sociais, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, as Fundações Estatais de Direito Privado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que constituem formas indiretas de privatização, uma vez que entidades privadas assumem a gestão de serviços de saúde incluindo o patrimônio, equipamentos, trabalhadores e outros recursos públicos. Esses modelos levam a precarização do cuidado à saúde e das relações de trabalho, podendo gerar instabilidade na manutenção dos profissionais contratados e consequentes dificuldades na estruturação das equipes. Nesta linha, o CRPRS repudia o pacote de medidas do Governo Federal que objetiva reduzir os impostos e aumentar os subsídios para expandir a assistência médica suplementar, ou seja, os planos de saúde. O CRPRS entende que tal medida é uma inversão do princípio constitucional da garantia do direito à saúde. Não é fortalecendo a saúde suplementar ou privatizando a saúde que se universaliza este direito, mas sim investindo em uma estrutura de saúde pública.
A saúde precisa estar assegurada ao povo brasileiro como direito de todos e dever do Estado. O CRPRS acredita que é responsabilidade de toda a sociedade defender essa grande conquista do povo brasileiro: o SUS universal, equânime, integral e 100% público. Lutamos pelo caráter público da saúde e a efetivação do SUS como parte de um projeto de sociedade em que todos tenham igualdade de condições de vida digna.
Alexandra Ximendes (Presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul/CRPRS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário