conforme combinado com alguns parceiros de discussão, estou postando o material relacionado ao Serviço de Atendimento em Internação Domiciliar - SAID, desenvolvido pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008.
conheci a proposta de trabalho do HRMS em novembro/2011, num espaço de conversação produzido pela Secretaria Estadual de Saúde/MS, a partir da participação da Coordenadora do SAID, a Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008.
a Beti (Elizabete) é uma trabalhadora do campo da saúde que todo o SUS deveria contar com pelo menos meia dúzia de gentes iguais a ela em seus quadros!
aí vai a QUARTA postagem...
HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL
Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar - SAID
O SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR (SAID) é um serviço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul que presta assistência a pacientes com quadro clínico estável que exijam tecnologia especializada, não necessitando de internação hospitalar, respeitando as condições das intervenções terapêuticos e cuidados realizados de forma segura no ambiente domiciliar.
O serviço está em funcionamento desde julho de 2010, com equipe multiprofissional formada por:
ü Responsável Técnico: Alexandre Frizzo/ CRM 2199
ü Coordenadora – Elizabete Dutra de Andrade Duarte / COREN 251008
ü Médica – Drª Alexandra Regina Casarin Barbosa / CRM 3643
ü Médico – Dr. Márcio Félix das Flores/ CRM 4023
ü Médica Pediatra – Rosania Maria Basegio / CRM 3183
ü Assistente Social – Maria Izabel de Abreu Deotti / CRESS 1509
ü Enfermeira – Lílian Eliane Flores de Oliveira / COREN 167069
ü Fisioterapeuta – Renata Donaire Ferreira / CREFITO 27601
ü Técnico de Enfermagem – Paulo Fernando Santos Azambuja / COREN 6592
ü Se necessário contamos com nutricionista, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga.
A proposta da equipe é o atendimento e, principalmente, a ORIENTAÇÃO FAMILIAR quanto às necessidades gerais do paciente.
As atividades deste sistema de atendimento consistem em:
v Triagem inicial;
v Avaliação médica e de enfermagem, com posterior discussão em equipe, para definir a inclusão ou não do paciente no programa;
v Elaboração do Projeto Terapêutico;
v Treinamento do cuidador;
v Deverá existir um RESPONSÁVEL pelo paciente, inclusive, mediante assinatura do TERMO DE COMPROMISSO;
v Levantamento das necessidades de equipamentos e materiais, bem como preparação do domicílio para receber o paciente;
v Acompanhamento do paciente até o domicílio;
v Visitas da equipe multiprofissional conforme planejamento semanal;
v Atendimento nas intercorrências;
v Coleta de exames laboratoriais realizada segundo solicitação médica;
v Encaminhamentos para exames especializados, médicos especialistas ou internação hospitalar, definidos pelo médico, perante as necessidades do paciente;
v Orientação quanto à marcação de exames e consultas;
v Discussão de cada caso, para definição dos critérios de alta.
NORMAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR
- O paciente deverá ser mantido em condições adequadas de higiene, conforme orientação da equipe.
- A alimentação e os líquidos em geral deverão seguir, rigorosamente as orientações da equipe;
- A medicação será fornecida pelo Hospital Regional/HRMS e deverá seguir RIGOROSAMENTE as orientações do médico da equipe;
- No caso de coleta de exames laboratoriais a família irá preparar o paciente, através da higiene e ou jejum necessários;
- As adaptações mínimas necessárias, para um atendimento adequado, serão providenciadas pela família, como por exemplo:
- Modificações nas disposições dos móveis da casa;
- Vestuário dos pacientes;
- Exposição do paciente ao sol;
- O transporte do paciente, assim como a marcação de consultas, quando do encaminhamento para exames ou especialidades médicas, será providenciado pelo Hospital Regional / HRMS;
- No caso de urgência ou emergência, o transporte utilizado será obtido pela própria família mediante chamada ao SAMU e encaminhado ao Hospital Regional / HRMS;
- Todas as intercorrências deverão ser comunicadas a Coordenação do SAID, através dos telefones fornecidos ao cuidador;
- O paciente poderá ser desligado do Serviço, caso as orientações da equipe não sejam cumpridas pela família ou cuidador;
- O prontuário domiciliar com a identificação do paciente, prescrição e evolução multiprofissional, resultado de exames, terá uma cópia na residência do paciente e o original permanecerá no HRMS.
- Após alta ou óbito do paciente o prontuário domiciliar será arquivado junto com o prontuário hospitalar no SAME - Serviço de Arquivo Médico e Estatística no HRMS.
- São realizadas reuniões mensais com os cuidadores, onde os mesmos recebem orientações sobre cuidados com o paciente no domicílio;
- Todos os cuidadores recebem uma cartilha, elaborada pelo serviço, contendo informações que auxiliam no cuidado do paciente no domicílio (Segue anexo a cartilha).
- O Serviço possui Protocolos de Atendimento do Médico, Enfermagem, Fisioterapeuta e Assistente Social (Segue anexo os Protocolos).
- O lixo hospitalar é armazenado no domicílio em recipientes fechados, em sacos plásticos apropriados fornecidos pelo HRMS, e recolhidos conforme necessidade pela equipe do SAID.
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